“A maioria das pessoas quer ser seduzida. Se resistem, na certa é porque você não se esforçou o bastante para dissipar as suas dúvidas – sobre os seus motivos, sobre a sinceridade dos seus sentimentos e outras coisas mais. Uma ação no momento oportuno, que mostre até onde você está disposto a ir para conquistá-las, acabará com as incertezas.” (Robert Greene em “A Arte da Sedução”).

Quem acha que vender produtos eróticos não tem que entender nada sobre sexo, sedução, amor e paixão, está completamente enganado. Saiba que a preparação para abordar um cliente em potencial é sem dúvida bastante complexa. Vai desde um dos passos mais importantes no processo de vendas, que é o planejamento estratégico, até um trabalho profundo em sua própria imagem e no seu poder de sedução.

A venda é como conquistar alguém que queremos passar vários momentos juntos. Temos que conquistar clientes e torna-los nossos advogados da marca, ou seja, aquela pessoa que defende, indica e comenta sobre a qualidade do seu atendimento, dos produtos que oferecer e do seu serviço em geral. A sedução sempre foi uma ferramenta valiosa, utilizada com o máximo de cuidado, na hora da apresentação de um serviço ou produto a um cliente. Esse potencial sedutor, junto a um planejamento bem elaborado, faz da venda apenas uma consequência, pode acreditar.

Sobre a importância de planejar, já comentamos em outros post. O planejamento permite o desenvolvimento de ações e atitudes capazes de produzir um roteiro preciso do que deve ser feito para alcançar os objetivos. Sem planejar, corre-se o risco de perder o foco do processo, comprometendo completamente o seu objetivo.

Antes de sair visitando os clientes, você deve começar com uma preparação por escrito uma listagem detalhada de suas visitas, contendo número de visitas por dia; nome de clientes que serão visitados; sua localização; a sequência das visitas e o horário de cada uma delas.

Lembrando que o tempo investido na parte de logística será recompensado com uma agenda mais eficiente, diminuindo custos de transporte e melhorando a quantidade e a qualidade das visitas.

Definir os objetivos das visitas também faz parte do planejamento. Os objetivos podem variar: prospecção ou o fechamento de uma venda; pode ser uma simples visita de cortesia; pode ser uma visita de divulgação institucional ou de divulgação do produto. Para cada tipo de visita existe um tipo apropriado de preparação.

Conheça bem o seu cliente também. Saiba se ele é mais descontraído, se aceita brincadeiras, se da mais liberdade para sugestões e para assuntos mais picantes. Conheça o seu passado e suas ambições. Dessa forma, é possível saber como o produto oferecido poderá contribuir para a melhor qualidade de vida do casal.

Com tudo em ordem, damos inicio ao poder de sedução do profissional de vendas. Para aqueles que pensam não possuir esse “dom” ou essa capacidade, já aviso que estão enganados. Todos nós temos o poder da atração. O problema é que poucos têm consciência desse potencial.

A construção da marca pessoal está na preparação de uma imagem própria, seja ela qual for. A ideia de marca pessoal é criar uma aura especial em torno de você mesmo, contendo suas qualidades e também os seus defeitos, de forma a se tornar exclusivamente você.

Tudo em uma pessoa emite sinais que juntos formam a percepção causada nos outros. Voz, cabelo, postura, olhar, caminhar, tudo se transforma em um conjunto de características que define a marca de um profissional e a percepção que os outros possam ter dele.

A empatia é um dos passos mais importantes na arte da sedução. Na abordagem de vendas ela só é possível graças ao planejamento estratégico. Já que, ao estudar seu alvo, você saberá como pode criar empatia.

Para finalizar, um aviso: cuidado com o excesso de gentileza! No início, ela pode ser encantadora, mas logo se torna monótona; você está se esforçando muito para agradar. Em vez de afogar os seus alvos em delicadezas, cative-os com a atenção focalizada depois mude de direção, parecendo de repente desinteressado. Forçando um rompimento, você terá espaço de manobra e depois, um retorno à gentileza anterior, os deixará de pernas bambas.

O importante mesmo é adaptar às suas próprias características, a tudo que escrevemos aqui. Além de ser natural, você ainda pode levar esse aprendizado para todos os outros âmbitos de sua vida, tornando-se um sedutor nato, em qualquer situação.

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