Já reparou como a nossa produtividade cai consideravelmente em alguns dias? Não é por dificuldades em fazer o trabalho, nem por problemas pessoais que lhe tomam a atenção, mas essa coisa de deixar para depois acaba atrasando todo o seu planejamento e isso vai gerar uma insatisfação muito grande lá na frente e o resultado disso todos nós já sabemos: mais trabalho atrasado, até se perder no meio deste processo.

Mas não se desespere, esse problema não é apenas de novos consultores, vendedores antigos também passam por este problema, muitos já conseguiram vencer essa barreira, mas alguns ainda se perdem no meio do seu dia-a-dia. Por isso, hoje vamos abordar técnicas de como você pode vencer isto.

1- Perceba o que você está fazendo e o que está deixando de fazer: Pergunte-se, “Isto que estou fazendo agora, vai me dar algum ganho ou estou perdendo tempo e deixando de ganhar dinheiro? O quanto esta atitude vai me ajudar?”. Com essas perguntas você vai passar a avaliar que o seu comportamento pode ser danoso. E identificando isso, você já da o primeiro passo para a mudança.

2- Tenha sempre um exemplo de sucesso na área. Pode ser outro grande consultor que atingiu o sucesso, ou outras pessoas de outras áreas. Entenda que seu modelo de sucesso estaria produzindo naquele momento. Pergunte sempre se aquele “herói” estaria enrolando ou trabalhando se fosse você, será que ele chegou aonde chegou agindo como você está agindo agora?

3- Enrolar X Momentos de relaxamento: Temos que tomar cuidado para não associar os momentos em que protelamos (enrolamos) com os verdadeiros momentos de descanso. Seja uma conversa (que nada tem de produtiva), a ligação pessoal, os e-mails… naquele momento a atitude que tomamos nos dá uma espécie de prazer imediato, mas em longo prazo no trará problemas. Associe então, este comportamento de protelar, a uma coisa negativa, problemática, ainda mais se estiver agindo com excesso. Imagine o quanto você está deixando de ganhar? Quantas horas você perde em uma semana enrolando? Como vai ficar sua agenda, você vai dar conta de tudo? Torne a sensação de protelar desagradável, mas saiba que no ramo erótico, uma conversa que parece despretensiosa, pode render bons frutos.

4- A tão falada ORGANIZAÇÃO volta nessa matéria. Liste o que você precisa fazer já: Liste tudo que você precisa fazer e comece a fazê-las imediatamente após ter terminado a lista! Prometa a si mesmo que não irá parar até ter terminado tudo!

5- Associe fazer as tarefas a prazer: Depois de cada tarefa bem feita, risque o item, se você nunca fez isto, não imagina o quanto pode ser prazeroso passar a caneta em uma palavra no papel! E a cada item realizado e riscado da lista, comemore! Sinta-se orgulhoso por ter terminado um trabalho bem feito! Busque o prazer do autoconhecimento. Associe a isto sentimentos positivos. Lembre-se que são através de pequenas vitórias que você irá chegar na vitória.


Já diria um grande pensador, a solução de tudo é simples: Disciplina, disciplina e disciplina. O importante neste processo todo é buscar se conhecer, saber quando estamos exagerando na protelação ou realmente estamos focados. Quem protela sempre se esconde em máscaras, custa a perceber este problema e as vezes quando percebe já passou muito tempo e deixou de ganhar muito dinheiro.

É importante termos momentos de descanso, mesmo enquanto trabalhamos, aqueles momentos de dar uma respirada, risada e tudo mais, mas são momentos. Protelar não é falha de caráter ou de comprometimento, é uma maneira de sua mente tentar fazer com que você tenha um pouco de prazer durante o dia, então te pergunto, por que não educá-la para ter prazer produzindo?

Agora você vai ficar mais atento às coisas. Chega de protelar. Sucesso, boas vendas e vamos a luta!

Beijos