Setor erótico projeta crescimento de 20% nas vendas dos itens usados pelos protagonistas do livro. Na Inglaterra, sex shops registraram 200% de aumento!

Em plena crise financeira de 2009, o setor de produtos eróticos nos Estados Unidos não sentiu nem cócegas da restrição de consumo que afetou todo o país. Com menos dinheiro para ir ao cinema ou jantar fora, os casais americanos passaram a usar a criatividade para se divertir dentro de casa mesmo, o que influenciou a procura por brinquedos adultos. Efeito parecido é esperado em breve no Brasil. Principalmente, pela chegada de um fenômeno editorial que só na Inglaterra fez as vendas das sex shops subirem 200%, segundo a rede BBC: a trilogia erótica Cinquenta Tons de Cinza.

Para Paula Aguiar, apesar de uma pequena crise economica no Brasil, o mercado erótico atrai e continua conquistando os clientes pois com 20 ou 30 reais já da pra fazer um show. De acordo com ela é esperado um incremento de 20% nas vendas do setor até o fim do ano por causa da publicação. No livro de E. L. James, o bilionário Christian Grey tem um quarto repleto de apetrechos sensuais e, na maioria das cenas de sexo, subjuga a parceira Ana com o uso de vendas de olhos, chicotes e algemas. É justamente nesse filão do fetiche soft, de olho no sucesso dos livros que serão adaptados para o cinema, que os donos de sex shops pretendem investir nos próximos meses.

Desde o início de 2011 aumenta o interesse de casais por itens relacionados à prática do BDSM – sigla que reúne os padrões de comportamento sexual de disciplina, dominação, submissão, sadismo, masoquismo e bondage, quando o parceiro é amarrado e imobilizado. Um dos principais pontos para esse crescimento é a mudança da apresentação dos produtos. A embalagem mais sensual, ao invés de vulgar ajudou bastante nesse aumento. Antes, 5% do público que entrava em sex shop era consumidor desses produtos. Com essa apresentação, subiu para 20%.”

Em Cinquenta Tons de Cinza, são citadas também as bolas usadas para praticar pompoarismo – exercícios que fortalecem os músculos vaginais e facilitam o orgasmo feminino. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, houve um aumento de 400% nas vendas desse produto.

Osucesso nas vendas reflete também uma mudança de comportamento entre os casais, que têm se mostrado mais abertos a novas experiências sexuais. E a procura nesta época do natal promete ser bem grande.

Mercado editorial – Os números das vendas de Cinquenta Tons de Cinza – 20 milhões de cópias só nos EUA – impulsionou as editoras brasileiras a lançar títulos no mesmo segmento. Até o fim de setembro, as livrarias vão ser bombardeadas com, pelo menos, cinco novos títulos eróticos. A Companhia das Letras, que perdeu por pouco o leilão pelos direitos de Cinquenta Tons de Cinza para a Intrínseca, vai lançar Toda Sua, de Sylvia Day, apontado pela crítica internacional como uma versão melhorada do livro de E. L. James. A história também relata o jogo de sedução entre uma jovem e seu patrão milionário.

A editora Record planeja para o início de setembro o relançamento de Falsa Submissão, de Laura Reese, romance erótico que vendeu 100 000 cópias nos anos 1990. Um dos braços do grupo Record, a editora Verus, vai colocar no mercado Belo Desastre, de Jamie McGuire, mais um romance protagonizado por uma jovem inocente que se envolve com um homem sedutor e sexualmente experiente. O livro, que vendeu 200 000 cópias no mercado americano, foi divulgado como uma versão light de Cinquenta Tons de Cinza, indicada para jovens adultos, com cenas de sexo mais brandas. De acordo com a revista americana Variety, os estúdios Warner Bros. compraram os direitos do livro para transformá-lo em filme.

Por isso consultores, fiquem atentos, neste fim do ano, já sabe o que tem que ter para pronta entrega e principalmente, já sabe o que oferecer para seus clientes. Espero que tenha gostado e boas vendas!