Será que o medo de falhar ainda influencia muitas relações por ai? A aparencia é importante? Com perguntas deste tipo a Pfizer realizou uma pesquisa intitulada Mosaico Brasil e tiveram resultados surpreendentes. Sob coordenação da professora Carmita Abdo, o estudo inclui homens e mulheres acima de 18 anos em 10 capitais do País.

A maioria dos homens do Rio de Janeiro e Minas Gerais acredita que a satisfação com a relação sexual está associada à capacidade de não falhar (68,0% dos homens cariocas e 66,9% dos mineiros). Para cariocas e mineiros, o sexo é importante para a harmonia do casal e a realização sexual depende do envolvimento entre os parceiros.

Aproximadamente 73,6% dos homens cariocas e 71,8% dos mineiros não temem que a idade atrapalhe o seu desempenho sexual. Os cariocas, como era esperado, dão mais valor à aparência física que os mineiros. Para 48,9% deles o aspecto físico da parceira é sempre um importante estímulo sexual.

Para os paulistas, o sexo é importante ou muito importante para a harmonia do casal, na opinião de 95,5% das mulheres e 96,9% dos homens. Já o desempenho sexual é uma preocupação freqüente para 60,9% dos homens. Entretanto, menos da metade das paulistanas - 43,8% - está preocupada com seu próprio desempenho.

O estudo ouviu 1.526 homens e mulheres com mais de 18 anos na capital paulista. E também detectou que as paulistanas acreditam que a atividade sexual só é menos importante do que ter uma alimentação saudável e tempo de convivência com a família.

Para os homens paulistanos, o sexo cai para o 4º lugar em um ranking de 10 itens, perdendo para alimentação saudável, tempo de convivência com a família e prática de exercícios físicos.

Para mais de 70% das mulheres e homens, a realização sexual depende de ambos os parceiros. Entre paulistanos e paulistanas que entendem sexo e afetividade como situações distintas, consideram-se realizados apenas no plano sexual (e não no plano afetivo) 16% dos homens e 7,9% das mulheres.

Quando questionados sobre o receio de decepcionar o parceiro na relação sexual, as mulheres são mais confiantes: 54,7% delas não têm medo de decepcionar na hora do sexo. Por outro lado, apenas 38,5% dos paulistanos não têm medo de decepcionar a parceira.

Os homens dizem ter três relações sexuais por semana, em média e as mulheres responderam ter duas.

Cerca de 45% dos homens participantes do Mosaico Brasil conseguem “sempre” obter ereção e manter o pênis ereto em uma relação sexual.

Por outro lado, 46% dos entrevistados sinalizaram algumas falhas, mas disseram manter a ereção na maioria das vezes.

Quando perguntados sobre a reação de suas parceiras frente à falha de ereção, 34,8% dos homens responderam nunca terem falhado. Essa porcentagem é semelhante nas respostas das mulheres: 33% afirmam que o parceiro “nunca” falhou.

Dentre os participantes que decidiram usar um medicamento para melhorar a ereção, 32,3% dos paulistanos não consultaram suas parceiras antes. Entretanto, a pesquisa revela que as mulheres convivem bem com o uso: somente 8,1% das mulheres de São Paulo foram totalmente contra.

Bem interessante essa pesquisa! Ótima para você, consultor, se informar e saber como conversar sobre esses assuntos com seus clientes!


Espero que tenham aproveitado.


Beijos, até a proxima.