No último post antes do natal, falamos sobre marketing no Facebook, mas fazer da maneira errada pode prejudicar a sua produtividade diária e afetar a rentabilidade do seu negócio.

Para aumentar a visibilidade, a credibilidade e os lucros do seu negócio, você precisa permanecer ativo no Facebook. Mas para se manter ativo e ter sucesso com o marketing no Facebook, tem alguns erros que você precisa evitar:


1) Evite usar o Facebook só para transmitir, em vez de conversar.
É fácil cair no hábito de postar links para conteúdo de blogs interessantes, citações inspiradoras e algumas notícias pessoais. Você pode estar gastando todo o seu tempo apenas transmitindo mensagens. A maioria dos seus amigos e fãs podem não estar “escutando”.

Para se beneficiar do marketing no Facebook, você precisa usar o seu tempo de forma mais produtiva. A melhor maneira de fazer isso é você produzir conteúdo e diferenciar suas postagens.

Você pode, por exemplo, dedicar parte do seu tempo conversando diretamente com as pessoas, respondendo rapidamente as dúvidas. Isso não significa que você deve perder horas com cada uma delas, mas solucionar o problema de cada uma.

Basta manter conversas curtas para cultivar o relacionamento com elas e descobrir onde você pode ajudá-las em sua especialidade.


2) Evite criar e postar mensagens “para todo mundo”.
Ter uma grande lista de amigos é excelente para a sua estratégia de marketing no Facebook. Mas tratar todos eles de uma mesma forma não é nem um pouco estratégico e nem ao menos lucrativo.

Dedique o tempo que for necessário colocando os seus amigos em listas específicas, de acordo com seus interesses e hábitos. Procure enviar mensagens que sejam adequadas e relevantes para as pessoas de cada lista em particular.
Por exemplo, homens, mulheres, casais, solteiros, por idade e etc.

Procure não espalhar sempre a mesma mensagem para todos.


3) Evite executar um plano de marketing no Facebook que não esteja integrado à sua estratégia de vendas.
Qual é a vantagem de ter uma grande lista de amigos do Facebook, se ninguém está comprando o que você vende? Se você está promovendo algum negócio, então só vai alcançar o objetivo quando efetivamente ganhar dinheiro.

Descobrir verdadeiros clientes com esta estratégia é muito fácil.
Eles só precisaram dizer “sim” e comprar, de preferência produtos de alta qualidade e baixo preço que você tem para oferecer e que resolvem os problemas deles.
O seu melhor prospecto do Facebook não é o que sempre clica em “Like”, “Gostar” ou “Curtir” nas suas mensagens. É aquele que se cadastra em sua lista de email e compra um produto que você vende ou recomenda.

Ao praticar o marketing no Facebook, você deve ajudar exatamente quem precisa das suas mensagens, posts do blog e produtos.
Pense nessas dicas e boas vendas!