Muitos relacionamentos com o passar do tempo começa a dar mais dor de cabeça do que prazer. Nesse momento, é hora de parar e refletir o que está acontecendo e como melhorar a vida a dois. O mais importante é saber e principalmente ter paciência para reverter estes quadros. Brigas, intrigas, são praticamente inevitáveis, mas isso não quer dizer que o amor acabou e que o casal não consegue ficar junto.

Baseando nos conselhos de alguns experts em relacionamentos, separamos dez maneiras de você manter um relacionamento saudável com a pessoa de quem você gosta.

1- Aprenda a discutir.
Quando um casal consegue discutir de forma saudável, aprendendo a não apenas falar mas também ouvir o que o outro tem a dizer e respeitar as opiniões, os argumentos e os sentimentos do outro, as discussões se tornarão muito mais amenas e o casal se tornará muito mais íntimo.

2- Nunca humilhe seu(sua) parceiro(a) em público.
Nem revele coisas que só dizem respeito a vocês dois. Isso serve tanto para fatores emocionais e psicológicos (não saia por aí espalhando, por exemplo, que seu parceiro(a) é inseguro(a) ou mal humorado(a)) tanto para o que vocês fazem na cama. Guarde esse tipo de informação pra você.

3- Não espere que seu(sua) parceiro(a) supra todas as suas necessidades.
Vocês devem acrescentar algo à vida do outro e não completar a vida do outro. Compreende? Ambos devem ter uma vida completa e a presença do outro deve apenas ser algo a mais em suas vidas, uma espécie de “bônus” que você conquistou. Tenha sua própria vida, permite que seu (sua) parceiro (a) tenha a dele(a) e não espere que ele(a) supra todas as suas necessidades. Divida sua atenção entre seu(sua) parceiro(a), sua família, seus amigos e você mesmo(a), não ponha nas costas dele(a) o peso da responsabilidade de toda sua felicidade e plenitude.

4- Elogie seu(sua) parceiro(a) diariamente.
Relembre-o(a) e relembre-SE da importância que ele(a) tem em sua vida e faça com que ele(a) se sinta especial sempre.

5- Procurem ir pra cama juntos sempre.
Ir dormir ao mesmo tempo dará a vocês todos os dias um tempinho só de vocês, pra vocês conversarem, sonharem, se curtirem, enfim… Um tempinho em que o centro do universo é a relação de vocês e vocês devem tratá-la com carinho.

6- Comuniquem-se.
A boa comunicação é a base de qualquer relacionamento bem sucedido – não apenas relacionamentos amorosos, mas também relações familiares, amizades, relações no ambiente de trabalho, etc. Se você está chateado ou zangado com alguma coisa, fale. Não espere que o outro adivinhe o que você está pensando. Se fizer isso, você só vai deixar esse sentimento ruim virar uma bola de neve dentro de você, que hora ou outra vai explodir da pior forma possível e sem que seu(sua) parceiro(a) compreenda o que está acontecendo. Tornem a comunicação fácil e fluida entre vocês.

7- Lembrem-se de que o sexo é parte fundamental do relacionamento.
Tão importante quando uma boa comunicação. Sexo é muito bom, então pratique-o com frequência. Apimente-o, faça dele o seu cano de escape de todo stress sofrido no dia-a-dia. Lembre-se de que uma vida sexual saudável torna o relacionamento muito mais gostoso e agradável.

8- Seja empático.
Sempre que houver uma discussão, tente se colocar no lugar do outro e ver as coisas do ponto de vista dele(a). Às vezes, tendemos a ser egoístas e só enxergar o nosso lado da moeda, enquanto o outro pode estar sofrendo sem que a gente consiga ver. Procure, então, ser empático sempre antes de iniciar uma discussão.

9- Sejam um só.
A partir do momento em que vocês formam um casal que se ama e tem um relacionamento estável e saudável, não existe mais “eu” e “você”. Existe o “nós” e é assim que vocês devem pensar. Façam planos juntos, pensem juntos, cresçam juntos. Tornem-se unidos e invencíveis. Acredite: isso só vai tornar o relacionamento de vocês ainda melhor.

10- Escolha suas batalhas.
Pense mil vezes antes de iniciar uma discussão. Pense se brigar e discutir realmente vale a pena. Se não valer, deixe pra lá, não brigue por qualquer coisa e muito menos por coisinhas banais e pequenas. Guarde sua energia para se focar no que é bom e não no que é ruim.