Um bom atendimento vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que vive em sociedade.
Por isso,  resolvemos fazer essa postagem com os 05 mandamentos de um bom atendimento. Vamos a eles?



1. Entenda o seu cliente
Não há como atendermos um cliente se não soubermos o que ele busca. Por isso, é importante que, em cada atendimento, você esteja consciente das motivações que levaram o cliente a entrar em contato. Faça perguntas, investigue, se coloque no lugar do cliente. Isto ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência. Realize pesquisas periódicas que ajudem a revelar o que leva seu cliente a buscar os seus serviços.

2. Sinta prazer em servir
Atender é servir. Por isso, é importante que você sinta prazer em servir e que se sinta motivada pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. Você precisa transformar os problemas e dúvidas em satisfação e fidelização.

Nenhum cliente compra um produto para ter problemas ou para ficar insatisfeito com seu uso ou resultado! Não existe algo mais frustrante que investir dinheiro em um produto ou serviço e, na verdade, ter comprado um problema.

3. Não rime seu atendimento com antipatia
Seu atendimento precisa ser simpático e causar empatia, mas nunca antipatia. Conceituar os diferentes tipos de envolvimento que podem acontecer entre consultor e cliente pode ajudá-lo a entender melhor que tipo de atendimento tem oferecido:
  1. Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo.
  2. Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo.
  3. Antipatia: ter aversão ao outro, ignorando-o ou repelindo-o.

4. Mantenha a comunicação S.C.O.T.
S.C.O.T. significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência.

No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Perceba se sua locução foi bem compreendida. É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente. Nem sempre falar mais, significa passar mais informação.

O cliente não espera buscar ajuda com alguém cheio de dúvidas e incertezas. Nem sempre temos a resposta, mas enrolar ou inventar uma solução não é o caminho. Se precisar, peça um tempo para retornar depois com a resposta.

5. Não abandone seu cliente
Acompanhe o cliente até que o problema seja resolvido. A palavra cliente teve sua origem na Roma antiga, e representava um plebeu que se encontrava sobre a proteção de um patrício (nobre). Assim como naquela época, você precisa proteger o cliente de ter ainda mais problemas.

Pode ser que você não perca clientes por causa dos concorrentes, mas sim por causa do mal atendimento prestado a eles. Um bom atendimento surte efeito em curto prazo. Pratique estes cinco princípios e nos conte depois o que mudou em seu serviço.

Fonte: Granatum