Oferecer apenas um desconto aos seus clientes mais fiéis não é mais o suficiente para garantir que eles continuem voltando. Especialistas em atendimento ao cliente vêm definindo novas regras que devemos seguir para fazer com que seus clientes se sintam realmente especiais, desde o momento em que entramos em contato com eles. Ao seguir essas recomendações da maneira correta, você não só ganhará um consumidor fiel, como também se promoverá, o que pode ser muito mais valioso em longo prazo. 


Se você cometer um erro, faça a coisa certa
Resolvendo com eficiência as reclamações de clientes é uma ótima maneira de conquistar sua fidelidade. Pedidos de desculpas sinceros e disposição em resolver o problema criam uma conexão emocional com o cliente. Nem sempre devolver um produto ou oferecer o dinheiro de volta é a melhor solução. A maior parte dos consumidores que se sentem lesados quer mesmo que as pessoas assumam as responsabilidades.

Crie experiências inesquecíveis
Ser bem sucedido em nosso ramo envolve muito mais que a venda de produtos. Crie promoções e estratégias capazes de promover uma experiência diferente para o seu cliente. Pode ser a oferta de um brinde ou um jogo que permita ao ganhador levar um produto para casa. A ideia é ser diferente e lembrado por algo marcante também no atendimento e não somente na qualidade do produto.
 
Quantifique o amor dos clientes
Peça a opinião de seus clientes mais importantes. Pode ser uma avaliação simples, mas para incentivar os consumidores a responder. Comece com perguntas que realmente importam: “Você voltaria a comprar produtos de algum concorrente?”, ou “Você me indicaria para seus amigos?”.
 
Construa um relacionamento pessoal
Uma estratégia emprestada dos grandes cassinos americanos também tem servido para empreendedores que querem fidelizar mais clientes. Lá, os apostadores mais importantes recebem cartões com informações pessoais de representantes do cassino para que entrem em contato quando houver algum pedido especial ou problema a ser resolvido. Ou seja, o relacionamento é praticamente pessoal. Mostre que o cliente poderá contar com você, não só para vendas, mas para sanar dúvidas, resolver problemas e aconselhamentos em geral.

Recompense melhor os seus clientes
É muito fácil para o consumidor trocar de Consultor por causa do preço ou de um atendimento não satisfatório. Outra maneira de evitar que isso aconteça é criar programas de recompensa (como aqueles cartões de fidelidade amplamente adotados por restaurantes). Pense em maneiras diferentes de fazer isso, utilizando as redes sociais, SMS nos celulares, a doação brindes ou a oferta de uma experiência memorável, por exemplo.
Fonte: Blog dos Empreendedores

Essas são dicas simples, práticas e eficientes para estar mais próximo ao seu cliente. Que tal começar agora mesmo?