Sabe essa mania masculina de correr atrás de mulheres mais jovens? Pois bem, foi ela que, segundo pesquisa da Universidade McMaster, no Canadá, deu vida à menopausa. A culpa é toda deles.

Quem descobriu foram três professores do Departamento de Biologia da universidade. Com a ajuda de cálculos matemáticos, eles analisaram a influência da seleção masculina nas mudanças genéticas das mulheres. E perceberam que a culpa pela menopausa não é a idade, mas sim a falta de sexo (principalmente, para fins reprodutivos). Como eles procuram moças mais jovens para fazer filhos, desde o tempo das cavernas, manter o corpo pronto para a reprodução perdeu o sentido. E foi daí que surgiu a menopausa.

Os biólogos discordam de velhas teorias, como aquela que defende a menopausa como uma seleção natural para assegurar a sobrevivência da espécie – sem chances de ter filhos pequenos, as avós podem ajudar a criar os netos. “Como você evolui com infertilidade? É o contrário da noção de seleção natural. Seleção natural escolhe fertilidade, reprodução – não em parar isso”, diz Rama Singh, um dos autores do estudo. Tampouco veem sentido em culpar a idade pela infertilidade. Afinal, não se sabe de nenhum outro animal que fique infértil depois de alguns anos.

Eles ainda acham que é possível reverter esse processo – desde que as mulheres mais velhas continuem a se reproduzir. Aí seria o fim da menopausa.
Fonte: Ciência Maluca