Muitas mulheres ignoram seu corpo quando o assunto é sexo. Elas transam, seguram a onda quando dói ou incomoda e seguem a vida. O problema é que esse desconforto – pode ser uma dor de cabeça ou ardência – é o seu corpo gritando por atenção e pedindo que você pare tudo e cuide dele. 
As dores podem indicar problemas que são fáceis de resolver ou outros que precisam de um pouco de investigação e tratamento. Ouvir o que nosso corpo diz é importante para mantermos nossa saúde em dia. 

Dor de cabeça

Não é frescura ou desculpa para fugir da transa. A dor de cabeça durante o sexo ou as preliminares chama cefaleia copulogênica ou orgástica. Ela, normalmente, começa quando você está chegando ao orgasmo e pode continuar por horas. Os culpados são os hormônios, que são produzidos em abundância nesse momento e mexem com o corpo de quem costuma ter enxaqueca. Há tratamento e é importante buscar ajuda médica.

Dor na hora H

Pode ser físico ou emocional, mas você só vai fazer se procurar ajuda. Conhecida como dispareunia, pode ser causada por infecções, miomas ou endometriose. A endometriose é bastante difícil de ser diagnosticada e pede uma investigação séria por parte do médico. Se você sente essa dor, busque ajuda e não espere que os problemas se desenvolvam.
Do lado emocional, milhares de motivos podem desencadear essa dor. O importante é descartar todas as questões físicas e então partir para uma terapia sexual com um profissional com quem você se identifique.

Ardência

Pode ser alergia à camisinha ou ao lubrificante, mas também pode ser uma consequência da menopausa, que cria um desequilíbrio da flora vaginal, facilitando irritações. Os motivos mais comuns, porém, são alergias ao material do preservativo ou irritação por causa do atrito. E como não existe sexo seguro sem proteção, a solução é simples: camisinha antialérgica (sim, ela existe!) e lubrificantes a base de água.

Sangramentos durante o sexo
Fique de olho no seu calendário: se você sangrou perto da menstruação, tudo bem. Mas se ainda falta muito tempo para ela chegar, fique atenta. Pode ser um machucadinho minúsculo no colo do útero ou no canal vaginal, porém, se negligenciados, podem se tornar problemas enormes para sua saúde: endometriose e câncer estão no topo dessa lista. Procure um médico o quanto antes e deixa a consciência tranquila.

Falta de lubrificação

Nem sempre é porque você não está com tesão. Muitas vezes seu corpo está com dificuldades na produção de hormônios e precisa de um empurrãozinho. O problema é que essa secura faz com que você sinta dor e corra o risco de se machucar. Usar um lubrificante ajuda no momento, comer alimentos que facilitem a produção desse lubrificante, também, mas procurar um médico e entender porque é que não há lubrificação suficiente é bastante importante para a vida sexual e a saúde como um todo.