Não precisamos nem falar que a camisinha é indispensável todas as vezes. Mas o que mais é necessário na hora de encarar o sexo pela porta dos fundos?

Sexo anal, feito corretamente, não dói.
Foto: Caio Mello

Use camisinha isso é básico em todas as relações sexuais, mas especialmente importante para explorar o outro lado. Tanto o pênis quanto o reto podem ter feridas quase microscópicas, mas que transmitem diversas doenças, desde infecções até HIV.

Só lá: o que tocou na parte de trás não deve jamais ir para a da frente. Não importa se é o dedo, a língua, a camisinha ou o pênis. O risco de infecção é quase certeiro.

Lubrificante: opte pelos à base de água, que são os mais seguros em praticamente todas as situações. Os com silicone na fórmula podem danificar sex toys feitos do mesmo material, e os feitos de óleo estragam o preservativo. Furada!

E a higiene? Se você tem intestino regulado ,dificilmente vai precisar de mais do que uma limpeza com água ou soro fisiológico na área, uma hora antes do sexo. Cuidado se preferir fazer enema (também chamado de limpeza do cólon ou "chuca"). Quando malfeito, o acúmulo de água no reto e no intestino pode levar a complicações sérias e até à morte.