Manter seu corpo saudável depende, entre outras coisas, de ir regularmente ao médico. Para saber se está tudo certo ou se seu corpo passou por alterações, é necessário se conhecer bem, observar seu corpo, seus cheiros e secreções. Como nem todo mundo faz isso, visitas regulares ao médico são ainda mais necessárias, já que é só ele que conhece de verdade o corpo de quem não quer ter esse trabalho.

Ter filhos é o sonho de muitas mulheres e homens, mas para que isso aconteça é necessário que a fertilidade de ambos esteja 100% e que os corpos estejam saudáveis. Algumas doenças, que têm tratamento, podem ser culpadas pela perda da fertilidade.

Ser fértil, para as mulheres, é ter a ovulação saudável, o que possibilita a fecundação e implantação do embrião na cavidade uterina. Para os homens é necessário que os espermatozoides não encontrem obstáculos em seu percurso e que estejam aptos a nadar e fecundar o óvulo. Conheça as condições que podem comprometer essas habilidades físicas.

Mulheres
A endometriose é a principal causadora da infertilidade. A doença se caracteriza pela presença de endométrio (revestimento interno) fora do útero. A descamação do útero é algo comum, mas esse revestimento é expelido com a menstruação, já com a doença ele se acumula em regiões como ovários e tubas, provocando a infertilidade.

Outros problemas comuns são alterações na ovulação, nas trompas ou no útero, como a Síndrome dos Ovários Policísticos, que causa ausência de ovulação.

Homens
A produção e locomoção dos espermatozoides são os principais problemas encontrados por homens. Essas habilidades podem ser afetadas pela presença de varicocele (varizes nas veias do escroto), infecções, alterações hormonais e obstrução dos ductos de transporte.

Para ambos
Homens e mulheres precisam, também, ficar de olho em outros pontos da saúde, que em uma olhada superficial parecem não ter nenhuma ligação com o sistema reprodutor – mas é sempre bom lembrar que nosso corpo é todo interligado e tudo influencia e tudo.

Obesidade e distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia, podem influenciar na capacidade reprodutiva, assim como depressão, tabagismo, alcoolismo, distúrbios hormonais e disfunções na tireoide.

As informações são do ginecologista, Doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP, responsável pelo setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês e Diretor na Clínica Gera, Dr. Joji Ueno.

Fonte: Yahoo Mulher.