Toda mulher que se impõe - porque fortes todas nós somos - escuta milhares de vezes que precisa ser mais suave para conseguir um namorado, que com aquela postura assertiva vai acabar sozinha e que homem nenhum gosta de mulher com tanta opinião. Como assim, gente? Com que tipo de homem as pessoas esperam que você se relacione?

Não, nada disso. Quem tem medo de mulheres seguras são homens interessados em dominar mulheres e não em amá-las. E esse não é exatamente o tipo de cara que você quer levar para a sua vida, é?

Homens interessantes não se intimidam porque uma mulher tem opinião, sabe o que gosta e o que quer. Homens interessantes buscam mulheres interessantes. Há homens que parecem interessantes e querem calar você: é porque eles não são interessantes o suficiente para segurar a barra.

Relacionamentos precisam de igualdade para dar certo. E homens que se assustam com mulheres seguras não buscam igualdade. Sempre que uma das partes pretende ser superior em um relacionamento… coisas boas não virão.

Há alguns anos, não tantos assim, mulheres não podiam opinar. Elas se tornavam propriedade do namorado/marido e aceitavam tudo o que lhe parecia o certo. O homem tinha amantes, não era presente, não dava atenção e ainda reclamava se o jantar não estivesse na mesa quando ele chegasse.

As coisas, felizmente, mudaram e não é mais tão comum ver esse papel do “homem provedor, que pode tudo” sendo aceito por mulheres. Mas ainda vemos muito essa “dica” de que não podemos ser tão implacáveis. Faz parte da mudança social, mas não quer dizer que a gente tenha que aceitar menos do que merece.

Respeito, igualdade e liberdade são para todas as partes da relação. Ele não se intimida porque você é forte; isso acontece porque ele não se sente forte o suficiente para tornar você submissa. E você não quer um homem assim ao seu lado – e nem quer ser uma mulher que transforma um homem em um capacho, né?

No fim das contas, essa ideia serve quase como uma pré-seleção para você.