Essa é uma pergunta que tira o sono de mulheres e homens. Uma dúvida que, por mais que tenha sido respondida na aula de biologia da escola, ainda martela na cabeça das pessoas e as deixa preocupadas.

Será que quando uma mulher faz muito sexo ela fica com a vagina frouxa? Depois de ter um bebê, então, o que acontece com esse órgão sexual? A elasticidade dela não acaba nunca – como um elástico de verdade? Vamos acabar com essas indagações!

O uso não interfere em nada. A lenda que existe é que, quando a mulher tem muitos parceiros, ela fica com a musculatura da vagina frouxa, larga. Mentira. Não existe mulher que ficou “larga” por fazer sexo demais, além disso, o número de parceiros não interferiria em nada, mas sim o número de relações, não? Mas a vagina é um músculo e ela volta sempre ao seu tamanho normal.

Mesmo quando a mulher passa por um parto normal, não há problemas. A vagina, com a ajuda de diversos hormônios, fica relaxada ao ponto de permitir a passagem do bebê, mas volta ao tamanho normal após as contrações e o trabalho de parto.

Existem más práticas profissionais, durante o parto, que podem acarretar em problemas na musculatura vaginal. A episiotomia, um corte feito no períneo para facilitar a passagem do bebê. O procedimento é feito sem necessidade em muitos casos e muitas vezes é realizado de maneira errada, que prejudica a musculatura. Mas esse já é um problema cirúrgico e não físico.

Conforme a mulher envelhece, a vagina também envelhece – o que não quer dizer ficar larga ou mole. Ela fica um pouco mais flácida, por causa da perda de fibra, mas isso pode ser resolvido com exercícios antes e durante o sexo.

Os exercícios podem ser feitos por mulheres de qualquer idade e em qualquer lugar ou momento. Deixar a musculatura da vagina e o assoalho pélvico fortalecidos pode dar mais prazer a você, como no caso do pompoarismo. A ginástica vaginal é a seguinte: contraia os músculos da vagina durante 2 segundos e relaxe. Repita durante 10 minutos.

A verdade é que o que dá a sensação de aperto ou frouxidão é a lubrificação. Quando a mulher está muito molhada, o atrito é menor, então ela parece mais larga, já que é mais fácil receber o pênis; se estiver seca, quase todos os tamanhos de pênis terão dificuldade para entrar, parecendo que ela é mais justa.