O mundo cobra. Sua família cobra. Alguns amigos cobram. E sua avó praticamente implora: quando é que você vai arrumar um namoradinho? Depois de tantas cobranças fica até difícil lembrar que estar solteira não é um problema e namorar não é uma medida de sucesso na vida.

É como se não importasse sua conta bancária que você deixa recheada todo mês, os investimentos que faz, os estudos, as conquistas profissionais e pessoais que não incluem ter “alguém para chamar de seu”. Tudo o que as pessoas querem saber – ainda mais perto do Dia dos Namorados – é porque você está sozinha.

A verdade é que cada vez mais pessoas ficam sozinhas porque querem. E não tem nada daquele lance de “solteira sim, sozinha nunca”. Nem todo mundo precisa ter sexo casual. Nem todo mundo precisa das mesmas coisas, têm os mesmos desejos ou busca realização da mesma forma.

O mais óbvio seria que a gente só namorasse ou entrasse em qualquer tipo de relacionamento quando sente algo verdadeiro pela outra pessoa. Você precisa se apaixonar ou criar laços com a pessoa com quem vai dividir esse lado emocional da sua vida. Não é simplesmente namorar e pronto.

As pessoas namoram com o intuito de construir algo juntas e nem sempre a gente encontra alguém que tem os mesmos sonhos que a gente, que toparia trilhar o caminho que escolhemos.

Outras vezes, simplesmente estamos bem demais com nós mesmas e achamos que outra pessoa pode atrapalhar esse momento de amor verdadeiro. Você realmente não tem vontade de estar com mais ninguém além de você mesma. E não há nada de errado nisso.

Ter um relacionamento não garante companhia para a vida inteira. Não é como se pessoas não se divorciassem depois dos 60. Além disso, tem coisa mais egoísta do que estar com alguém pensando que essa pessoa vai cuidar de você mais tarde?

O importante, na verdade, é estar bem. Ser bem resolvida com suas escolhas e decisões. De vez em quando é fácil titubear e medir nossa vida pelas expectativas do outros, mas é importante lembrar quem é você e quais são os seus objetivos e anseios. Só você sabe isso.

Ser solteira não é um problema. Ter um relacionamento não deveria ser uma obrigação. Amar o outro não é algo simples e amar a nós mesmas menos ainda. Ser feliz não é sobre ter alguém, é sobre ter você mesma ao seu lado.