“Nossa, mas a Carol só fala mal dos homens”, vão dizer nos comentários. Amigos, não estou falando mal, apenas divulgando um estudo que comprova o que todos nós já sabemos: muitos homens confundem sexo bem feito com paixão. Ou vai dizer que você não conhece ninguém assim? Mulheres também fazem confusão sobre estarem apaixonadas, principalmente quando admiram alguém e idealizam a pessoa.

Mas o foco são os homens, com quem muitas de nós se relacionam. Esse estudo, de 2012, diz que homens, mesmo quando pagam por sexo, podem estar buscando compromisso. É como se no começo fosse apenas físico, mas aí as coisas vão evoluindo e o cara se torna cliente assíduo daquela mesma mulher: busca por conexão emocional. Podem dizer que não, a ciência diz o contrário.

“Muitas das narrativas revelam surpresa a respeito do desenrolar dos fatos: o que era meramente uma transação de pagamento por sexo se torna algo em que sentimentos surgem e o cliente se questiona se os sentimentos do provedor do sexo são fingidos ou se baseiam em amizade mútua e sentimentos profundos partilhados”, diz o estudo.

Se isso acontece com prostitutas, amigas, também acontece com a gente, afinal, somos todas mulheres. Tem cara que só quer transar mesmo, mas tem aquele que depois de um relacionamento casual começa a se apegar e ver você como alguém para se ter sempre por perto. Algumas vezes, inclusive, o homem nem consegue verbalizar isso e você acaba sendo cobrada como namorada sem ter embarcado nessa.

Cuidado: ninguém está dizendo para você aceitar relacionamentos baseados em sexo ou ficar com um cara que não quer assumir um namoro, quando isso é importante para você. Apenas estamos contando como funciona a mente travada para sentimentos de alguns homens. Além disso, não há garantia desse sentimento evoluir e se manter.

O estudo foi feito com a análise de ​​2.442 postagens em um fórum de internet com classificações do serviço de profissionais do sexo e compartilhamento de experiências. Um terço dos posts falava sobre envolvimento emocional.