"Tenho uma dúvida, mas, não sei se você pode me ajudar. Nem meu médico me ajudou!
É o seguinte, é que, quando estou menstruada (até lá pelo primeiro dia) e dois dias depois dela ir embora, eu sinto muito desejo, mas, sei lá, fico me achando estranha por ter desejo sexual no início da menstruação, quando minhas amigas falam, por uma boca só, que isso é uma coisa muito nojenta. Por esse mesmo motivo, nunca comentei nada com elas - afinal, sexo, pra elas, ainda é considerado tabu. Para mim mesma isso é tabu também, já que nem nessa mensagem, estou me sentindo muito à vontade.
Gostaria de saber se isso é normal em mim, ou se sou uma aberração por isso. Por favor, me ajuda, ok?"

A maneira que a gente enxerga o mundo é extremamente moldada pelas relações que temos e pelas crenças das pessoas em quem confiamos. A maior parte das coisas que aprendemos são ensinadas por outra pessoa e por isso mesmo tentamos seguir esse padrão de valores. Mas nem sempre esses valores são os seus.

No mundo animal, quando a femea está menstruada (o famoso cio) é a época em que ela aceita fazer sexo. A única época. E é aí, também, que o macho fica mais interessado nela. Isso acontece por causa da liberação dos feromônios, um tipo específico de hormônio, que serve como viagra natural para eles. E para nós.

A verdade é que somos animais. Racionais, porém animais. E muitas de nossas funções se dão a partir de instintos. E existe algo mais instintivo do que sexo? Sexo é dessas coisas que a gente aprende sozinho, que descobre de olhos fechados e isso é a maior prova de que é instintivo.

Durante a menstruação — não estou falando em termos médicos, mas de observação — há diversas mulheres que se sentem mais excitadas, com mais tesão. Elas dizem se sentir mais seguras e aí a vontade aumenta.

O problema nisso tudo é que estamos vivendo uma fase de higiene sem limites e as pessoas começaram a achar todas as secreções do corpo nojentas. Não há sexo sem secreção, sem suor. Não há beijo sem saliva. E o sangue, nada mais é, do que uma parte do seu corpo.

Não deixe que as pessoas te digam o que é certo ou errado em relação a sexo. Os limites disso são grandes demais e o que te dá prazer pode assustar outra pessoa. Você não precisa contar pra ninguém o que anda fazendo entre quatro paredes — se bem que é sempre legal ter uma amiga que não vai te julgar pra fazer essa troca de segredinhos sexuais.

Se você tiver medo de fazer a maior sujeira na hora do sexo, vá para o chuveiro. Use uma banheira ou piscina, já que a pressão da água não deixa o sangue sair e ainda aumenta a tensão entre o pênis e a vagina. Coloque uma toalha sob você na cama. Ou suje tudo e se divirta.

A menstruação deixa as mulheres mais sensíveis e você não vai perder a chance de aproveitar essa sensibilidade toda só porque suas amigas tem nojinho, vai? ;)

Só uma dica: não é porque você está menstruada que não vai pegar doenças, viu. Não deixe a camisinha de lado!