Bom dia pessoal! Todos na ansiedade pelo carnaval? Planos feitos e malas prontas? Época gostosa neh gente? Independente se você vai cair na folia ou curtir um belo descanso, fizemos uma lista de algumas dicas importantes a seguir. Algumas podem parecer velhas e chatas, mas sempre vale a pena relembrar. Confira:

- Tenha sempre em mãos camisinhas. Além de serem baratas, nessa época do ano o Ministério da Saúde distribui muitas por aí, afinal a alegria do carnaval deve durar para sempre.

- Procure hidratar-se com muita água e sucos naturais (acerola, kiwi, abacaxi, mamão e frutas cítricas são ricas em vitamina C, que estimula o sistema imunológico). Opte também pela água de côco, que além de gostosa, hidrata mais rápido. 

- Evite tomar isotônicos como se fossem água, pois eles contem teor muito elevado de minerais e glicose (açúcar). Dê preferência aos diets.

- Nunca misture bebidas destiladas com fermentadas. Como bom folião, o melhor é estar bem todo o tempo e aproveitar tudo ao máximo. 

- Procure evitar as bebidas alcoólicas, tome-as com moderação, sempre compensando com o dobro de um líquido não alcoólico para evitar ressaca no dia seguinte. Dê preferência às cervejas, que possuem vitaminas do complexo B e minerais, sendo que as pilsen e light são leves e possuem baixo teor alcoólico.

- Evite nadar após algumas cervejas e drinques. Água e bebida nunca combinam. 

- Nunca dirija alcoolizado, sua vida vale ouro. 

- Substitua os alimentos gordurosos como porções, salgadinhos e amendoins por sanduíches frios (enquanto o pão fornece a energia dos carboidratos, recheios à base de queijo magro ou ave fornecem o aporte protéico desejável), frutas (maçã e banana são ricas em potássio, que faz bem para os músculos) e as barrinhas de cereais também são uma boa pedida.

- Se estiver na praia ou piscina, use filtro solar e não fique o tempo todo no sol. Afinal a diversão continua nos próximos dias e noites.

- Evite brigas e em caso de complicações, procure ajuda; se necessário procure ajuda médica. Verifique antecipadamente na cidade onde está quais são os serviços médicos que se encontram de plantão no carnaval. 

- Tome cuidado com as drogas. Evite usar lança-perfume, além de ser proibido, em certos casos podem acontecer arritmias, etc.

- Use roupas leves e calçados confortáveis.

- Não deixe objetos (bolsas, sacolas, óculos, celular) expostas. Se possível, mantenha o alarme sempre acionado. . Não deixe o carro e vidros abertos, mesmo que o afastamento seja por pouco tempo e de pequena distância.

- Lembre-se de que os "ladrões de ocasião" optam por residências cujo acesso é mais fácil, com menos itens de segurança.

O carnaval apenas começou e você já bebeu além da conta?
Para recuperar-se do desgaste, sopas, saladas ou (se for de manhã) um café da manhã reforçado, com pão integral, suco e queijo branco ou iogurte, são excepcionais. Se preferir algo mais “refrescante”, o açaí, que é fácil de ser preparado, pode também ser uma ótima opção, sendo uma fonte rica de cálcio, carboidratos e energia (248kcal por 100g de polpa congelada). Melhor ainda se acompanhado de granola, mel, xarope de guaraná e frutas de sua preferência.