Bom dia pessoal!!! Começando super animados a semana? Meio difícil neh gente? Mas é só não deixar a peteca cair e não desanimar! Então vamos lá ao resultado da última enquete que postamos aqui: Você faz compras pela internet?

04% nunca fizeram
04% apenas uma vez
22% algumas vezes
68% sempre fazem

Talvez você tenha se perguntando: Mas porque o Clube Erótika está me fazendo essa pergunta? Bem, nossas vendas da Erótika Toys são feitas apenas pela internet, e confirmar o quanto vocês confiam em compras online, refletem em parte a sua confiança em comprar na Erótika. Ficamos muito felizes que as compras online têm ganhado um espacinho cada vez maior no seu dia-a-dia.

Sabemos que ainda existem muitas empresas que acabam ludibriando seus clientes e oferecendo serviços e produtos que não existem, em troca, recebem o pagamento e nunca enviam o pedido. Para não cair nessas ciladas, confira algumas dicas simples e práticas que vão tranquilizá-lo na hora de fazer uma boa escolha por empresas confiáveis: 

Antes da compra:
- Não visite sites sugeridos em mensagens não solicitadas (Spam) que você recebe, este tipo de atitude normalmente o levará a sites falsos que têm como objetivo coletar seus dados financeiros.
- Verifique se a empresa têm formas de contato, principalmente telefone e endereço. Faça contato com a empresa por um desses meios para confirmar se a empresa existe.
- Procure mais informações sobre a empresa, certamente algum cliente já falou bem ou mal dela na internet. Caso ela tenha redes sociais (como Orkut, Twitter e Youtube) é uma garantia de que ela está mais pulverizada na rede e conseqüentemente mais "falada".
- Os principais bancos e empresas de comércio eletrônico optaram por não enviar mensagens para seus clientes. Como regra geral, evite abrir estas mensagens e, principalmente, nunca abra os links que elas indicam.
- Proteja seu computador - mantenha seu computador sempre atualizado, se não souber como fazer isto peça a ajuda de alguém. Vulnerabilidades em software colaboram com os crackers. Instale e mantenha atualizado um anti-vírus, firewall pessoal, anti-spyware e anti-spam.
Reputação - Compre apenas de empresas on-line confiáveis e reconhecidas no mercado.
- Tenha cuidado especial ao comprar itens muito vendidos (MP3 players, telefones celulares), eles normalmente estão associados a compras mais arriscadas. Desconfie ao se deparar com muitos itens difíceis de serem encontrados em um mesmo site ou com preços muito abaixo dos praticados no mercado.


Durante a compra:

- Verifique se o site oferece comunicação segura entre seu computador e o servidor. O nome técnico deste protocolo de comunicação é SSL ou TLS (Secure Socket Layer/Transport Layer Security) e pode ser verificado em seu navegador pelas presenças do endereço no formato https://www.example.com (em vez de http://...) e/ou da figura de um cadeado em algum lugar da interface gráfica de seu navegador (normalmente no rodapé).
- Nnunca forneça o número de seu cartão de crédito como prova de sua idade. As operadoras afirmam que cartões não verificam a idade de alguém, trata-se apenas de uma maneira simples de enganar usuários desavisados.
- Compras online não devem ser feitas em qualquer computador, prefira o computador de sua casa ou trabalho. A probabilidade da estação de trabalho de sua empresa estar atualizada e livre de software malicioso é maior do que de um computador de uma "Lan House" ou estabelecimento similar.
- Usar o cartão de crédito em compras on-line é tão seguro quanto usá-lo em um restaurante. Tanto compras no mundo real quanto on-line sofrem de fraude durante a compra ou de problemas no armazenamento de seus dados confidenciais.
- Use cartões de crédito específicos para compras on-line, se possível. Use seu cartão com menor limite de compras, isto minimizará seu prejuízo em caso de fraude ou armazenamento inadequado dos dados de seu cartão. Se possível tenha um seguro contra fraudes no seu cartão.
- Se desconfiar do site e a compra for inevitável, escolha por pagar com boleto bancário ou SEDEX a cobrar. Desconfie de ofertas boas demais, use o bom senso acima de tudo.


Após a compra:

- Efetue "logout" do site de compras, em especial em estações compartilhadas por várias pessoas. Se possível aprenda como limpar "cookies" e outras informações confidenciais em seu browser. Firefox 2.0 e Internet Explorer 7 contam com opções específicas para este tipo de operação.
- Ao utilizar o cartão de crédito para a compras on-line, verifique o extrato do cartão.
- As entregas normalmente são feitas por empresas que oferecem "tracking" do seu pedido, ou seja, acompanhamento da entrega do produto mediante o uso de um código fornecido pelo vendedor. Este código normalmente é fornecido ao final da transação de compra. Não apague os registros de sua compra, especialmente mensagens com confirmação de compra e entrega.

Leu tudo direitinho? Agora é colocar em prática esses cuidados e fazer boas compras! Conte com a gente!

Com carinho,

Clube Erótika