Algumas celebridades não se destacam apenas por suas aparições na TV, eventos e colunas sociais. Há quem aproveite a exposição, a rede contatos ou os recursos adquiridos com a fama e invista em um negócio próprio.

O espírito empreendedor é bastante comum entre os famosos. O nadador César Cielo e o ator Caco Ciocler, por exemplo, decidiram investir na gastronomia e ambos são sócios de restaurantes na capital paulista. O atleta responde pelo Original da Granja, na Zona Sul, enquanto o ator administra o Biondi, na Zona Oeste, junto com o amigo Bruno Previato.

O piloto Lucas di Grassi e o ex-piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi apostaram no ramo de marketing esportivo. Di Grassi é sócio da One International Sport Business, enquanto Fittipaldi é dono da marca que leva seu sobrenome e investe também em aluguel de carros de luxo e iates, além de estampar o nome em acessórios automotivos, óculos e relógios.

A lista conta com outros grandes nomes, como o do apresentador Ratinho, dono do Grupo Massa, o skatista Bob Burnquist, que lançou recentemente um jogo para smartphones e tablets, o “Bob Burnquist’s Dreamland”, a apresentadora Xuxa Meneghel, dona da Xuxa Produções e do parque de diversões Mundo da Xuxa e a apresentadora Angélica, sócia do site baby.com.br.

O apresentador Gugu Liberato proprietário de um posto da Rede Graal, na rodovia Castello Branco, afirma que o empreendedor precisa estudar a área em que pretende ingressar antes de abrir um negócio. “O Brasil é um país cheio de oportunidades. Identifique aquelas que se enquadram com seu perfil e realidade e vá a luta."

"Cerque-se de pessoas em quem você confia e saiba distribuir o trabalho entre elas"
César Cielo, nadador e sócio do restaurante Original da Granja, em São Paulo

 "A minha filosofia nos negócios e na pista é a mesma: tentar sempre ser melhor que meus concorrentes, sejam eles outros pilotos ou outras empresas. Isso remete ao slogan da One, que é 'Be Number One' (seja o número um). Tente sempre ser o melhor e se dedique ao máximo para isso. A meta sempre é vencer" 
Lucas di Grassi, piloto de testes da Pirelli e sócio da One International Sport Business, empresa de marketing esportivo


"Esforço é igual a resultado" 
Emerson Fittipaldi, ex-piloto de Fórmula 1 e dono da marca Fittipaldi, que é estampada em acessórios esportivos, óculos, relógios e investe em diversas áreas, como marketing esportivo e aluguel de carros de luxo e iates


"Quem vive em cima do skate sabe que está sempre questionando a situação e, muitas vezes, acabamos caindo, levantando e tentando de novo, até o êxito da manobra. No mundo dos negócios, também é assim. Já tomei tombos feios, mas basta levantar, aprender com a experiência e tentar de novo" 
Bob Burnquist, skatista que lançou um jogo para tablets e smartphones 



"Ideias e sonhos não podem ser desprezados por preguiça ou falta de confiança. Se você acredita e trabalha, as coisas acontecem" 
Angélica, apresentadora e sócia do site baby.com



"Temos de fazer aquilo que temos conhecimento. Não investimos em maus negócios ou em áreas das quais a gente não entendia. No início, tentamos atuar na indústria de alimentos, mas percebemos que não tínhamos conhecimento no setor de supermercados e desistimos. E sempre farei isso, quando entrar em um projeto e começar a perder dinheiro, não terei vergonha de sair" 
Ratinho, apresentador e dono do Grupo Massa, que possui marcas de café, achocolatado, cerveja e até um site de compras coletivas


"Coragem, organização e um projeto consistente são os fatores principais para quem sonha em ter o próprio negócio. Estude, pesquise, saiba prós e contras sobre o universo em que pretende entrar. Calcule os riscos que vai correr antes de montar um negócio" 
Gugu Liberato, dono de um posto da rede Graal


"Se é pra sonhar, sonhe grande. Sonhar pequeno é para quem não sabe o quanto é lindo e possível a realização de um sonho. Melhor ainda é sonhar junto. As pessoas não chegam a lugar nenhum sozinhas. Tem de estar com os olhos e ouvidos bem abertos. Aí é só acreditar que tudo o que tiver de ser seu, será",
Xuxa Meneghel, apresentadora e dona do parque de diversões Mundo da Xuxa, em São Paulo, e da Xuxa Produções, empresa que detém os direitos de imagem da apresentadora

Fonte: Uol Economia