A resposta à pergunta do título é simples, na verdade: porque não nos achamos tão atraentes assim. Pelo menos não quando estamos próximas aos focos dos nossos interesses. E isso tem comprovação científica. 

O periódico Communication Research conta o estudo liderado pelo professor de estudos da comunicação da Universidade do Kansas, Jeffrey Hall. Ele colocou 52 pares de homens e mulheres héteros e solteiros, cada um em uma sala, para conversarem. O discurso era de que seria feito um estudo sobre primeiras impressões. 

Depois de 10 minutos de papo, cada um respondeu um questionário. Uma das perguntas era se você achava que tinha sido paquerado. A maior parte das pessoas (80%) disse que não. E estavam certos. Porém, os 64% dos homens e 82% das mulheres que foram paquerados, não notaram. Isso se dá, segundo o pesquisador, porque nossa ideia padrão é de que ninguém nos está desejando. “A maioria das pessoas, na maioria dos dias, não dá em cima de todo mundo que encontra, embora alguns façam isso. Então você simplesmente não assume que todos estão interessados por você”, explica. 

Como mudar isso? 
Estar aberto. Comece a olhar para você mesma como uma pessoa interessante e que pode receber investidas dos outros. É claro que você não vai passar a achar que todas as pessoas que cruzam o olhar com o seu querem seu corpinho e belíssimo cérebro, mas vai olhar de maneira diferente para aqueles olhares que duram um tempinho a mais. 

Como deixar suas intenções mais claras? 
Que tal ser óbvio e usar todas as palavras? Não adianta dizer que ficou feliz em encontrar alguém, você tem que dizer que andava pensando na pessoa e que, por isso, gostou de encontra-la. A diferença é sutil, mas muda muitas coisas de figura. 

O que NÃO fazer? 
Partir para o físico antes da hora. Muitos homens usam a técnica horrenda de pegar no cabelo, cintura ou braço da garota. Não façam isso. E, mulheres, não adianta dar um abraço mais apertado no gato, ele não sabe como é a intensidade do abraço que os outros ganharam. Ser direto é com palavras, não fisicamente. E também não precisa dividir suas fantasias sexuais ou desejos ocultos, basta falar que adoraria tomar um café com o gato.