Mês passado, um dos casais mais consagrados da TV brasileira anunciou a separação após 22 anos de união, os atores Julia Lemmertz e Alexandre Borges. Só quem já esteve tanto tempo junto a uma pessoa sabe o quanto a fase pós término é delicada. Veja algumas dicas para absorver a dor e superar o final desse ciclo:

1. Para que a pressa?
Se o relacionamento foi duradouro e cheio de momentos memoráveis, não é de um dia para o outro que a dor irá passar. Se tiver vontade de chorar e ficar mais reclusa num primeiro momento, é ok, viu? Aliás essa etapa é super boa para aceitar as consequências e projetar os próximos passos.

2. Terapia uma alternativa interessante
Durante o processo você pode passar por várias emoções: culpa, tristeza, raiva, frustração…É inegável que tudo isso dá um nó na cabeça, e mesmo as pessoas mais próximas podem mais te confudir que te ajudar. A busca por uma ajuda profissional, como de um psicólogo, pode ser bacana para passar por essa fase sem maiores traumas.

3. Bloqueie as redes sociais 
Mesmo não sendo mais casada e não convivendo mais com a pessoa diariamente em casa, a presença do(a) ex nas redes sociais pode ser frequente e dolorosa. Buscar informações sobre a nova vida dele(a), novos amores, nova casa, pode fazer muito mal e atrapalhar o processo de recuperação. É cilada!

4. A hora é a tua!
Casamento é algo que exige dedicação e, convenhamos, às vezes pode dar um trabalhão! Agora que você não tem mais esta, hum, ‘demanda’, já reparou que tem mais tempo para usar consigo mesma? Dá para aproveitar e buscar novos projetos, hobbies, cuidar da aparência, da saúde… Fazer o que VOCÊ gosta! 

5. Cuidado com os excessos
Ok que a separação é um momento ‘divisor de águas’, mas não se esqueça que a vida continua e que as atitudes que você tem neste período também terão consequências. Por exemplo, descuidar totalmente da alimentação, fazer mudanças muito radicais no visual e gastar mais dinheiro do que ganha é uma péssima ideia. O importante é não perder o foco do que realmente importa: você!

6. Passado fora de vista
Se vocês não moram mais juntos, por que manter porta-retratos, roupas no armário e outros itens que lembrem o(a) ex à vista? Não é necessário se livrar de tudo, mas tirar do alcance dos olhos evita que a lembrança dele(a) apareça a todo momento. Experimente! O mesmo vale para o novo relacionamento que terá com o ex. Se o casal tem filhos, é melhor para as crianças manter uma relação amigável. Se não, você pode decidir se faz sentido ser amiga do(a) ex. Só não tente adiantar as coisas! 

7. Batalha judicial
Se o divórcio se tornou uma verdadeira batalha judicial, cheia de briga, pense bem: seu objetivo final é fazer com que seu(sua) ex fique na pior ou resolver o assunto e poder seguir em frente? Manter uma postura positiva até nos momentos mais difíceis pode fazer toda a diferença.

8. Se abrindo para o mundo
Sim, o casamento ou namoro terminou. Mas, hey, não é o fim do mundo, apenas o fim de um ciclo! Se tiver vontade, é legal procurar a amizade de outras pessoas que também estão solteiras e aproveitar para sair, se divertir e, quem sabe, encontrar um novo amor. É só o começo ;)

Fonte: Yahoo Mulher