Sabemos que no ramo erótico a maior parte das clientes, são mulheres. Por isso, resolvermos fazer um post, pensando nelas, e pensando em você, claro. Pois aprendendo como lidar com esse público, você vai garantir boas vendas!

Vamos lá:


A maioria dos vendedores desconhece o real poder de compra das mulheres. Para se tornar um vendedor de sucesso é fundamental tomar consciência da importância das mulheres no mercado consumidor e aprender a lidar com este público exigente e desenvolver ações que possam conquistá-las.
Além das mulheres consumirem muito mais que os homens, elas ainda influenciam na decisão de compra deles. Por isso, deve-se ter o foco nelas, as responsáveis por nossos bons negócios.

No que diz respeito ao perfil de compras, homens e mulheres são diferentes. As mulheres têm prazer em comprar, e quando vão às compras, é como se estivessem fazendo um programa de lazer. Elas têm muita paciência em procurar opções de produtos e preços, ao contrario dos homens que em geral são impacientes e consideram esse programa um saco. Enquanto os homens se fixam nos preços ou em aspectos objetivos dos produtos, as mulheres são mais detalhistas, analisam com muito mais critério os benefícios que o produto pode oferecer, o atendimento recebido e a credibilidade do vendedor.

É preciso traçar um perfil destas poderosas consumidoras e entender como elas consomem, para tirar proveito de seu poder de compra. 


Vejamos algumas diferenças entre homens e mulheres na hora de comprar:

Comportamento masculino
• Em geral, não gostam de realizar compras.
• São impacientes.
• Fazem menos pesquisa de preço.
• Pesquisam poucas opções de produtos e de lojas.
• São menos detalhistas.
• Compram mais rapidamente do que as mulheres.
• São mais sensíveis às promoções do que as mulheres.
• Quando saem para fazer uma compra, normalmente compram apenas o produto que buscam.

Comportamento feminino
• Adoram comprar e têm muita paciência para isto.
• São mais detalhistas e gostam de experimentar os produtos antes de levá-los.
• Analisam o produto e o contexto de sua utilização.
• Examinam várias opções, trocam informações e, se necessário, visitam vários endereços antes de se decidirem.
• No caminho de uma compra, aproveitam para comprar outros produtos, pois a mulher é capaz de pensar e fazer várias coisas ao mesmo tempo.
• Não gostam de serem classificadas com estereótipos.
• O público feminino é mais complexo que o masculino.

Exige várias abordagens para os diversos perfis de consumidoras.
• Buscam preço e qualidade ao mesmo tempo.
• O processo de compra das mulheres é mais longo.
• As mulheres gostam de trocar mais informações e falar a respeito do que compraram.
• Elas espalham mais notícias “boca a boca”.
• São mais ligadas a detalhes e pequenas coisas que compõem os produtos.
• O ambiente, a decoração e o atendimento são muito importantes para elas.

Mais do que conhecer as características básicas dessas mulheres, vamos conhecer os principais equívocos dos vendedores em relação às mulheres:
• Achar que são um nicho de mercado - Hoje, as mulheres não são um nicho de mercado, elas são o próprio mercado, pois respondem por 80% das decisões de compra da casa.
• Compram por impulso - As mulheres não compram por impulso, na verdade elas são muito mais seletivas e pesquisadoras na hora de comprar do que os homens.
• Compram apenas itens de menor valor – hoje as mulheres são importantes compradoras de itens como carros novos, imóveis, computadores, aparelhos eletrônicos e produtos de luxo.
• Utilizar a mesma argumentação em vendas que para os homens – as mulheres têm percepções diferentes e reagem de modo distinto a estímulos visuais, à mensagens e a linguagem.
• As consumidoras são fáceis de fidelizar – este é o maior dos equívocos, pois elas valorizam mais o relacionamento, e por isto exigem que este seja feito de maneira mais profissional, evitando mensagens e atitudes evasivas e superficiais.


Vejamos alguns dos principais tipos de consumidoras que existem:

• A vaidosa – moderna e independente, é preocupada com a aparência, com o físico e consigo mesma. Muito exigente com ela e com os outros. Valorizam mais as marcas e comparam pouco os preços.
• A familiar – valoriza mais a família, o lar e os filhos, buscando sempre as melhores oportunidades de compra, novidades e promoções. Pouco fiel às marcas, adora liquidações.
• A ativa – sistemática e racional, realiza as compras de maneira rápida e profissional, vai direto ao produto que deseja, e normalmente é fiel à marca, mas muda caso não as encontre.
• A agitada – impulsiva e dominadora, comportamentos extremos, ama ou odeia as coisas, não tolera produtos básicos e adora gastar dinheiro com coisas prazerosas, o preço não é tão importante para ela, não é muito lógica.
Adaptado de: Ari Lima para Administradores.com.br



O relacionamento de vendas entre mulheres x mulheres tende a ser um pouco mais complicado que homens x mulheres, isso porque algumas clientes sentem-se incomodadas com aspectos considerados bobos, mas que podem ser responsáveis por um NÃO fechamento de uma venda. Por isso, se você é mulher e vai vender para outra mulher, tenha em mente os seguintes pontos:
 • Seja discreta – você não quer chamar a atenção por falar alto, ser expansiva e indiscreta com a vida pessoal de sua cliente. Essa discrição é extremamente importante também ao se vestir, evite decotes profundos, saias curtas, brincos grandes e tudo que possa chamar mais atenção do que os seus produtos.
• Ouça muito e fale apenas o necessário – em ramo erótico, muitas pessoas não sabem exatamente o que querem, por isso, ouça atentamente o que sua cliente tem a dizer. Qual vai ser o momento que ela vai utilizar os produtos, quais necessidades, a personalidade, etc. Só depois disso, você poderá falar e indicar os melhores produtos para essas situações.
• Conheça seus produtos – para cada tipo de mulher, você deve indicar um tipo de produto. Por isso, leia o catálogo, esteja com ele sempre em mãos para eventuais consultas e tenha em mente os produtos mais coringas, que possam servir para todas as mulheres, como: géis, óleos de massagem, próteses, vibradores. Mas fique atenta, você não deve propor esses produtos sempre, apenas se ela não precisar de nada específico e queira começar por algum lugar. Pense sempre em acertar e não apenas, em vender a qualquer custo.

• Conquiste sua confiança – mulheres tendem a desconfiar de outras mulheres, por isso, seja simpática, mostre-se como uma consultora, que vai dar dicas de situações, produtos, roupas, carícias românticas,  coisas que ela fará uso e certamente conseguirá o que quer. Ela vai confiar nas suas boas intenções, passará a comprar com frequência e vai te indicar para as amigas.

Para que essas dicas funcionem realmente, é importante vender o seu peixe como o melhor! Treine, conheça várias mulheres diferentes, identifique os tracos de suas personalidades, afinal umas são mais tímidas, outras mais modernas e liberais. Evite frases prontas, mostre-se interessada em tornar a experiência dela a mais feliz de todas.

Com carinho,

Clube Erótika