Para falarmos de muito beijo na boca, é preciso ter cuidado para que esse momento tão gostoso não se transforme em problema de saúde. Isso porque, a boca é a porta de entrada para várias doenças, causadas por vírus e bactérias que podem ser transmitidos com um simples e inofensivo beijo. Entre elas, a cárie, gengivite, candidíase, herpes labial e genital, tuberculose, hepatite, sífilis e gonorréia.

Mas calma, não queremos assustá-lo e desmotivá-lo a distribuir muitos beijos nesse carnaval, de acordo com o cirurgião dentista, Fernando Oliveira, para garantir um beijo despreocupado, hálito refrescante e se prevenir de doenças, o caminho é manter uma correta higiene bucal. "A pessoa com a boca saudável, sem lesão, não será contaminada caso o parceiro esteja com algum problema bucal. Para que a contaminação aconteça, é preciso haver a combinação entre a carga infectante em um dos indivíduos e a baixa resistência no outro".

Uma doença grave causada por bactérias é a gengivite, ela provoca vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva. "Se não tratada corretamente pode provocar a contaminação do parceiro e exacerbar outras doenças, através da corrente sanguínea", adverte o especialista. As inflamações, como aftas e gengivite, sensibilizam a mucosa e facilitam a entrada dos microrganismos infectantes. "As doenças de maior risco de transmissão são o herpes bucal, em especial os com lesões ativas, e a mononucleose infecciosa, definitivamente transmitida pelo beijo", avalia. Há ainda a candidíase bucal, que surge principalmente quando há uma baixa resistência. O risco de transmissão do HIV através do beijo na boca poderia ser maior entre as pessoas que usam piercing na língua ou lábios, mas só quando não houve cicatrização plena ou há sangramento no lugar do corte.

Existe ainda, a Doença do Beijo, em que o vírus chamado Epstein-Barr é transmitido por meio do contato da mucosa com a saliva, causando uma doença que se chama mononucleose infecciosa. "Por isso é que a mononucleose é também conhecida como a doença do beijo. Sua propagação aumenta muito nos dias de Carnaval", alerta o dentista Cícero Lascala. Transmitida exclusivamente pela saliva, a mononucleose ataca homens e mulheres, a maioria entre 15 e 25 anos, faixa etária que adora ficar,  mas atenção: esse não é o único modo de contrair a danada. “Gotículas de saliva soltas em conversas a uma distância menor que 1,5 metro, tosses, espirros e até selinhos são suficientes para espalhar o vírus”, diz o infectologista Paulo Olzon. O que significa que, se o seu gato foi infectado e você não, ele não necessariamente ficou com outras por aí. 

Uma má notícia para os beijoqueiros de plantão é que a melhor forma de se proteger com relação à transmissão de doenças pela boca é abstinência ou, pelo menos, uma boca mais controlada, evitando beijar muitas pessoas num pequeno intervalo de tempo. "Este cuidado vale para todas as pessoas que estão com sua saúde bucal em dia. Mas, para aquelas que possuam alguma ferida na boca, ele é determinante", alerta o cirurgião dentista.

Para garantir um beijo gostoso e refrescante, que tal as lâminas do beijo? Elas são um grande sucesso e são perfeitas para garantir um carnaval com hálito fresco e higiênico, para os mais assanhadinhos, ela é ideal para um delicioso sexo oral, veja aqui mais sobre esse produto.  Agora, se você tem cuidado direitinho da sua higiene bucal, não está com aftas, sangramentos, piercings inflamados na boca, então curta abaixo algumas boas dicas para garantir beijos delicosos nesse Carnaval:
Fonte: Portal Terra

10 coisas para NÃO fazer ao beijar

1. Pressa: deixe que o momento chegue. Quando um beijo não tem espontaneidade, pode ser que os dois fiquem pouco à vontade e o resultado seja um desastre.
2. Beijo roda gigante: não comece a mexer a boca loucamente nos primeiros segundos. Faça movimentos suaves enquanto você descobre o estilo da outra pessoa.
3. Litros de saliva: beijo molhado demais é péssimo. Controle direito o beijo e saiba a hora de parar um pouco... afinal, ninguém quer morrer afogado ao beijar, né?
4. Estátua: não finja de morto, deixando que a outra pessoa faça tudo também. É excelente ter iniciativa, claro que com bastante atenção aos desejos da outra pessoa.
5. Comi e vou beijar: se for o caso, tenha sempre chicletes no bolso, pois não é nada agradável dar beijos com sabor de carne ou, pior, de cebola.
6. Boca arreganhada: não abra muito a boca. Os lábios dos dois devem estar juntos para não dar a sensação de se estar devorando a boca da outra pessoa.
7. Beijo sucção: os beijos estilo "aspirador de pó" são bastante desagradáveis e podem chegar a doer. Cuidado...
8. Lábios ressecados: eles devem estar sempre úmidos e sem rachaduras... quanto mais suaves estiverem, melhores serão os beijos.
9. Batons cremosos: a maioria dos homens detesta ficar com "cremes estranhos" na boca... e, pior ainda, marcas de batom.
10. Olha a minha língua: no começo do beijo, não coloque a língua pra fora da boca antes que os lábios tenham se tocado. A não ser que você queira deixá-la à mostra, pra todo mundo ver...


10 coisas para FAZER ao beijar 

1. Suavidade, sempre: mova seus lábios suavemente. É a melhor forma de quebrar o gelo. Trate de seguir o ritmo da outra pessoa se é suave, ou impor o seu, se não está confortável, mas evite afobação.
2. Boca limpa: escove sempre muito bem os dentes. Nada pior do que dentes sujos ou com tártaro.
3. O ambiente também importa: se você estiver planejando o primeiro beijo com aquela pessoa especial, escolha um momento romântico e um lugar legal. Os beijos sempre ficam melhores quando o resto ajuda.
4. Mantenha a expectativa: se beijar é bom, manter o interesse da outra pessoa é ainda melhor. Não fique beijando o tempo inteiro... saiba a hora de parar um pouco, conversar e dar um tempinho antes de começar de novo.
5. Perfume suave: um cheirinho agradável no pescoço sempre é legal. Mas cuidado para não exagerar...
6. Abrace e acaricie: ao beijar alguém, você não tem que parar de fazer tudo. Use as mãos para fazer carícias e abraçar a outra pessoa. Cafunés são fundamentais...
7. Relaxe: a melhor forma de dar um bom beijo é disfrutá-lo e o sentir. Ou seja, não adianta ficar tremendo na hora H.
8. Use os dentes: umas mordidinhas nos lábios são bastante excitantes para a maioria das pessoas. Vá com calma, mas não deixe de experimentar.
9. Feche os olhos: assim você poderá se concentrar no que está fazendo. Fora que é muito desagradável beijar alguém que está sempre de olhos abertos... parece que está procurando outra pessoa mais interessante para beijar, não?
10. Sorria depois: mostre à outra pessoa que você gostou do beijo. Se você ficar com uma atitude séria, vai parecer que o beijo foi horrível.


Depois de todas essas dicas, e para entrar no clima do carnaval, veja abaixo o vídeo da Claudinha Leite cantando a música sensação da folia "Beijar na Boca".