Muitas de nossas consultoras, ao notarem o rendimento bastante substancial que passam a ter ao vender produtos eróticos, optam por montar seu próprio sex shop e aumentar ainda mais a sua lucratividade. Esse passo requer muitos detalhes, e para que dê tudo certo, você não pode se precipitar. Trouxemos hoje, alguns aspectos que devem ser levados em consideração ao optar por abrir seu negócio próprio e garantir prosperidade. Confira:

  • LOJA FÍSICA X PORTA-A-PORTA 
É preciso lembrar que como tudo na vida esta mudança têm seus prós e contras, portanto é importante planejar muito para tomar esta decisão. O mercado de venda direta (marketing porta-a-porta) cresce a níveis espantosos no Brasil, e isso é simples de se explicar. A praticidade e o baixo investimento e boa rentabilidade fazem deste tipo de negócio uma vedete atual, seus adeptos fazem seus próprios horários trabalhando com catálogos e marcando visitas ou reuniões que geram negócios e conseguintemente “lucro”.

Ao contrário de um negócio estático, quanto mais você se relaciona em sua rede social e “corre atrás”, mais os rendimentos aparecem. Muitos optantes por esta forma de trabalho já tiveram lojas ou outras fontes de renda em empresas com horário comercial determinado, e não sentem saudades disso. Isto se explica pela complexidade e altos custos de uma loja física: aluguel, água, luz, funcionários, contador, propaganda e uma infinidade de impostos.

Diante dos aspectos acima descritos é importante que você pense muito antes de tomar a decisão de montar sua loja. Se você tem um sonho, ele deve ser perseguido e vivido plenamente, por isso, a seguir vamos lhe dar algumas dicas para montar uma loja de sucesso.

  • COMEÇANDO A PESQUISA E O PLANO DE NEGÓCIO
Nenhum piloto seria tolo o suficiente em fazer uma viagem e levantar vôo sem um plano e coordenadas precisas para isso. Portanto por mais difícil que pareça o plano de negócio é fundamental e deve ser feito antes de inicializar a empresa, pois começar certo é fundamental e dá menos trabalho do que consertar o errado.

Órgãos como o Sebrae e outras entidades locais podem contribuir e lhe auxiliar na elaboração deste material.

  • INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O SEGMENTO ERÓTICO
Primeiramente devemos salientar que o mercado erótico é algo recente no Brasil, por isso ainda não foi regulamentado pelos órgãos específicos.

Os cosméticos eróticos são regulamentados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que regula e autoriza ou não sua comercialização. Por não haver legislação específica sobre a linha erótica, os fabricantes não podem colocar em seus rótulos informações como: “gel para sexo anal anestésico” ou “bolinha explosiva vaginal” ou indicações de uso como: “introduza este produto no ânus ou na vagina” etc.. Por isso a maioria deles apenas carrega em seus dizeres “Gel para massagem”.

Outro aspecto que deve ser observado em sua loja é a exposição dos produtos, que na maioria das cidades é extremamente restrita a exposição de determinados produtos em vitrines, uma vez que se trata de material adulto. Uma criança nas dependências da loja, nem pensar. Por isso, exponha somente lingeries e cosméticos em sua vitrine, deixando os brinquedos eróticos expostos apenas no interior da loja.

Quando se fala em material erótico, ainda existe muito preconceito e muitos já imaginam uma loja escura, escondida e mal falada. Nós empreendedores deste segmento, devemos quebrar estes preceitos antiquados mostrando aos consumidores que hoje existem produtos de qualidade, que podem contribuir muito para a relação sexual. Por isso, preocupe-se sempre com o visual e atendimento dentro da sua loja, mantendo um ambiente sempre claro e agradável, e não se esqueça de falar dos atributos de seus produtos sempre com seriedade e profissionalismo. 

  • QUAIS OS PRODUTOS TÊM MAIS SAÍDA?
Fizemos uma série de quatro posts a pouco tempo que são uma mão na roda para você que vai começar a vender produtos eróticos, confira aqui: parte 01, parte 02, parte 03 e parte 04. Porém, vamos dar mais algumas dicas sobre esses produtos a seguir.

Em nossa central, pudemos chegar a conclusão de que os grandes campeões de venda são os cosméticos e lingeries, por isso tenha uma linha vasta dando oportunidade de escolha para o seu cliente. 

O mais importante para alavancar as vendas, é o conhecimento que você tem a respeito dos produtos que vende. Imagine-se oferecendo um conjunto de pesos para pompoar se você mesma desconhece o assunto e as especificações de utilização do produto, fica quase impossível vender. Por isso, leia bastante e se informe sobre a usualidade dos produtos, pois somente assim terá segurança de falar sobre ele para seus clientes.

Tome muito cuidado com produtos sem procedência, vender produtos sem certificação e de origem desconhecida pode trazer transtornos financeiros e morais tanto para você como para os seus clientes. Sabemos que produtos como: “tesão de vaca”, “pomada japonesa”, “gotas mágicas”, entre outros, são muito procurados pelos clientes, porém o baixo lucro que eles proporcionam não compensa a “dor de cabeça” que eles podem te trazer.
Com essas dicas e os devidos cuidados, fica ainda mais fácil ganhar esse mercado. E aí, preparada para o desafio?

Clube Erótika