Gente, esse é praticamente um "case" de uma situação que vivi. Quando comecei a vender produtinhos eróticos através do catálogo da Erótika (sim, eu também vendo!), fiquei pensando quais as oportunidades no meu dia-a-dia eu poderia aproveitar para esse fim, afinal, eu não queria mudar minha rotina e me dedicar 100% à essa atividade comercial.

E uma das gratas surpresas, foi ter pensado na academia como um desses lugares, na verdade posso dizer que se eu consegui vender nesse ambiente, todas vocês também conseguirão. Me deixem explicar o porquê: eu frequentava a academia a apenas 2 meses, e não tinha intimidade com ninguém. Pude ver no vestiário feminino que elas adoravam bater papo, vender lingeries e outras coisas femininas, ousei e abordei algumas pessoas estratégicas, todas se interessaram muito e acabaram comprando algum item.

Se pararmos um pouco para pensar, esse ambiente permite mesmo esse interesse, afinal, quem frequenta academia se preocupa com o quê principalmente? Ter um corpo bonito, sexy, que chame atenção do sexo oposto e os atraia. Essa não é uma regra, mas é a grande maioria dessas pessoas! Vamos então avaliar essa oportunidade? Certamente você vai ter um ótimo retorno se seguir as dicas que apresentarei abaixo:

A ocasião/local: Academias de Ginástica

Quem organiza? Você mesma, como não se trata de um evento específico, é importante que fique atenta ao perfil dos frequentadores. Certifique-se de oferecer o produto a uma pessoa que vá para a academia no mesmo horário sempre, de modo que você consiga entregar o pedido pra ela facilmente.

Quem abordar? Aconselho que sua abordagem seja iniciada através de um contato com as meninas que trabalham na academia, aquelas que ficam na recepção, principalmente. Aborde alunos da academia, apenas se tiver certeza que existe uma abertura dessa pessoa em relação ao material que você tem para apresentar, esse momento é feeling mesmo, observe suas atitudes, se é uma pessoa espontânea, alegre e divertida principalmente.
  • Devo abordar homens? Acredito que a abordagem feminina aconteça de forma mais fácil, porém se você já tem intimidade com algum homem, o suficiente para sugerir-lhe um produto erótico, sem que pareça que você está interessada nele, vá em frente. Tome cuidado apenas para não parecer que você está afim dele, afinal, academias também são pontos de paquera.

Esteja disponível: Após sua abordagem ter sido bem aceita, deixe que ela avalie o catálogo enquanto você faz seus exercícios habituais, por exemplo. No intervalo das atividades dela, ela terá ao menos o interesse em dar uma folheada rápida no material, além de comentar com as outras colegas. Caso elas solicitem para ficar com o catálogo de um dia para o outro, permita, afinal o pedido que seria feito por impulso, poderá ser triplicado se ela tiver mais tempo para avaliar e escolher outros itens.

O que sugerir: Essa já é uma abordagem ousada, seja discreta ao sugerir qualquer produto. Apenas o faça caso ela demonstre interesse em ouvir sua opinião. Avalie as necessidades de sua cliente, e pergunte coisas como:
  • Para qual ocasião você quer o produto?
  • Você já utilizou produtos eróticos anteriormente? Quais? Gostou?
  • Como você é durante um momento íntimo com seu parceiro? Tímida, divertida ou ousada?
  • O que você quer melhorar na sua relação? As preliminares ou a hora H.
Fechando com chave de ouro: É importante que você tenha em mãos um cartão de visitas, por exemplo. Porque assim como você pode se sentir insegura em vender para alguém que vai sumir e te deixar na mão com produtos encalhados, seu cliente potencial também pode se sentir inseguro a respeito da sua seriedade e comprometimento. Ter um talão de pedidos, com a lista de itens e prazo de entrega também é importante. Não se esqueça de trocar telefones, para qualquer emergência e segurança na venda.

Não entendi, qual a oportunidade de venda? Como o próprio título dessa postagem afirma, essa é uma oportunidade, e deve ser vista como tal. Sabemos que você já tem uma rotina estruturada de onde e para quem vender seus produtos. Ótimo, essa é sua segurança de ter um público fiel e que sabem onde te encontrar, porém, um ambiente como a academia é extremamente estimulante e saudável para bons e animados papos. Em meio a uma conversa enquanto faz esteira ou bicicleta, pode haver uma abertura para que você perceba se tem ou não um cliente potencial.

Como divulgar esse serviço: Certifique-se de que é vista como uma pessoa discreta, que passa confiança e credibilidade para os outros. Nós sabemos que esse mercado ainda é muito instável e vulnerável, uma vez que é confundido muitas vezes com pornografia. Não é essa a impressão que você pretende passar, certo? Antes mesmo de começar a botar em prática essas dicas acima, comece a analisar o ambiente, as pessoas, quais delas realmente você pode abordar com confiança? Quando se sentir preparada, faça um teste e aborde aquela que você se sente mais segura, ela servirá de prova para que você consiga abordar as outras pessoas que têm o perfil que te interessam. O importante não é que toda a academia conheça você como a "menina que vende produtos eróticos", mas que um grupo seleto de pessoas saibam e adquiram seus produtos. 


Quer se tornar uma consultora Erótika? Clique aqui e saiba mais.