Vender hoje em dia é muito diferente do que foi no passado por dois motivos principais: as pessoas tendem a ser mais prudentes ao gastarem seu dinheiro e há mais oferta do que nunca no mercado, o que estimula a competição pela renda disponível do cliente.
Os segredos para o sucesso de um profissional de vendas podem ser resumidos em três palavras: preparação, preparação, preparação.
 
Preparação pessoal através do aprimoramento pessoal e profissional (técnico) para que sua atuação seja cada vez mais respeitada no âmbito profissional, propiciando um distanciamento da atuação amadora.
Preparação do ambiente de atendimento e vendas, que engloba desde sua pasta de material de vendas, prospectos, apresentações, propostas, até sua bolsa com mostruário e catálogos, cartões e tudo mais de contato.
Preparação para conhecer profundamente seu cliente, a partir dos seus dados pessoais tradicionalmente cadastrados até o seu histórico completo de preferências e compras efetivadas. Tudo isto é necessário para que você possa gerenciar suas ofertas e argumentações de vendas e fechar seus negócios, propiciando o resultado ganha, ganha, ganha (cliente, você e organização).
Muitos vendedores são profissionais que agem frequentemente apenas como atendentes. Eles fazem um trabalho adequado de executar tarefas de rotina, mas não são capazes de desenvolver habilidades especiais, dar o melhor de si, praticar ou conquistar clientes, buscando aprimorar cada vez mais suas habilidades em vendas e atendimento.
No varejo ou em outros sistemas de vendas, executar tarefas de preparação diárias repetitivas e aparentemente monótonas na verdade prepara o terreno para seu sucesso. Esta preparação, segundo alguns autores, envolve oito elementos diários:
 
  1. Satisfazer cada cliente como se fosse único;
  2. Manter os problemas pessoais sob controle e fora da relação com o cliente;
  3. Nunca julgar os clientes pela aparência;
  4. Respeitar o "espaço pessoal" do cliente;
  5. Nunca interromper os clientes;
  6. Sempre ser profissional;
  7. Vender todo produto com entusiasmo;
  8. Dançar conforme a música.
 
Atividades de preparação em longo prazo exigem um maior investimento de tempo e têm de ser feitas após o horário de expediente ou em dias de folga. A preparação em longo prazo inclui:
 
  1. Investir continuamente no seu aprimoramento pessoal e profissional;
  2. Ampliar seu conhecimento do produto;
  3. Memorizar os preços dos produtos e condições;
  4. Conhecer mais sobre a(s) organização(s) que você representa.
  5. Conhecer mais o mercado em que atua;.
Em resumo seu sucesso como consultor em vendas e atendimento depende inteiramente da sua capacidade de se aproximar dos clientes, comunicar-se com eles, compreender e/ou satisfazer as suas necessidades e fazê-los felizes, proporcionando sempre um estreitamento no relacionamento que propicie profissionalmente a geração de negócios e pessoalmente se mantenha a relação de respeito.
 
E para finalizarmos, colocamos uma sinopse de mais algumas dicas:
 
  • Um bom profissional em vendas e atendimento não atende todos os clientes da mesma forma. Ele tem a capacidade de se adaptar às diferentes situações e ao estilo e ritmo de cada cliente;
  • Quando você estiver preparado, nunca perca de vista o seu objetivo de vida e a sua meta (vender); o melhor momento para fazê-lo: agora.
  • Comprometa-se com os resultados dos seus clientes, principalmente com o resultado que ele vai ter com produto que vendeu para ele
  • Trabalhar com vendas todos os dias e/ou interagir com os clientes ajuda a obter confiança no seu potencial já desenvolvido e a perceber o que ainda esta faltando para melhorar o seu desempenho. Faça sempre uma auto-avaliação no final de cada venda e/ou atendimento ou no final do dia;
  • Prepare-se para vender a coisa certa, na hora certa, para a pessoa certa. Busque compreender a real necessidade do seu cliente, se for o caso ajude-o a descobrir o que ele realmente precisa;
  • Mesmo estando se sentindo preparado, nunca para de buscar o seu aperfeiçoamento;
  • Mesmo estando realizado na sua atividade nunca perca de vista o seu objetivo de vida e a sua meta como consultor em vendas e atendimento (vender e fazer feliz as pessoas que você se relaciona);
  • Lembre-se sempre que o melhor horário para fazer aquilo que é necessário e prioritário em sua vida é o agora, o melhor momento da sua vida é o presente e a pessoa mais importante de sua vida, depois de você, é aquela que está a sua frente;
  • Respeite sempre: Faça ao outro o que gostaria que ele fizesse para você.

Ame, ame, ame… e ame. A vida e suas oportunidades, as pessoas, o trabalho ... e você mesmo!
 
Lembre-se: foi o tempo que, nesta terra, quem tinha um olho era "rei" (fazia sucesso). Hoje para ser rei, temos que ter 2 olhos e uma supercapacidade pessoal (nos aspectos bio-psico-social e espiritual) e profissional (técnicas).
 
Beijos e até a próxima!
 
 
Dicas baseadas no texto de Margareth de souza Facirolli