Quem nunca passou pela dificuldade em falar com o cliente? Você sabe falar muito bem sobre o produto, mas a sua maior dificuldade é no primeiro contato por telefone? Ou ainda qual seria a abordagem para iniciar o assunto com a pessoa e prender a atenção dela?


Pessoal, o ramo de vendas é uma atividade onde temos que sair, diariamente, da zona de conforto e achar o leão do dia pra matar. Então fique ligado nas dicas simples, a seguir:

  • Tenha um objetivo maior: Se lembre pelo que você está lutando, família, status, contas atrasadas, carro novo… vale qualquer coisa.
  • Conheça seu produto: Descubra as utilidades e onde seu produto irá ajudar o cliente, vá com o discurso preparado!
  • Organize-se: Leve tudo que precisa, como se seu cliente fosse fechar no ato… E faça de tudo pra que isso aconteça.
  • Gere simpatia: Não adianta chegar com cara de preocupado ou não cumprimentar cada pessoa que ver na empresa, seja simpático com todos. Você se sentirá mais calmo.
  • Pule na piscina: Não pense o que pode dar certo ou o que pode dar errado, você já sabe nadar, então pule de cabeça.
 Tendo o conhecimento do produto e do perfil provável do cliente podemos conduzir a conversa de uma maneira que seja benéfica para nossa venda, para isso, temos que começar responder às três perguntas na cabeça do cliente no momento da abordagem:
  1. Quem é essa pessoa?
  2. O que ela quer?
  3. Por que devo ouvi-la?
 
  • Quem é esta pessoa?
Neste momento você deve se identificar e fazer com que seu cliente goste de você. Pesquisas (e o bom senso) nos dizem que compramos mais de quem gostamos então como vamos nos identificar já causando uma boa impressão.

Entusiasmo: Demonstre que está feliz por poder servir ao cliente no seu tom de voz, sorriso e postura corporal.

Cumprimento: “Bom dia | Boa Tarde | Boa Note” Cumprimentar é um ato universal que denota educação.

Identificação: “Eu sou o André, e você é?” Quando nos identificamos e perguntamos o nome quase a totalidade das pessoas responde automaticamente seu nome. Para o caso das pessoas que não respondem o nome, pule para o próximo passo.
 
  • O que ela quer?
Toda a venda deve trazer uma vantagem para o cliente, ou seja, o cliente só irá comprar algo que traga vantagens a ele. E é isso que devemos informar aqui.

  • Por que devo ouvi-la?
Este é o momento que o cliente decide se nos dará atenção ou irá nos pedir para ir embora ou mandar ligar depois, mandar um e-mail, etc…

Se você conseguiu apresentar-se bem até aqui, com uma bela frase dizendo o que você quer, agora é hora de relacionar dados úteis ao futuro cliente para que ele tenha a certeza que compensa te ouvir.

Parece simples, não é? Que tal começar a mudar hoje mesmo a sua abordagem? Sucesso e ótimas vendas!