Apesar de ter sido inventado na década de 1930, o coletor menstrual ganhou popularidade nos últimos anos, sobretudo por causa do seu apelo ecológico. Feito de silicone, o recipiente parece um copinho de plástico e deve ser posicionado na entrada da vagina para coletar o sangue da menstruação. O acessório é reutilizável e pode durar até dez anos. Além dos benefícios ao meio ambiente, já que evita o descarte de absorventes, o método também traz vantagens para a saúde e gera economia a longo prazo. O valor médio é de R$ 70 a R$ 180, conforme a marca e o modelo. 

O recipiente comporta um volume até três vezes maior do que o absorvente interno e é vendido em dois tamanhos diferentes para melhor adaptação à anatomia e à quantidade de fluxo de cada mulher. Na tentativa de resolver os vazamentos frequentes, a estudante Lígia Aparecida da Silva Gama, 33, decidiu testar o método há quatro meses. "Não tive mais esse problema, achei muito mais higiênico", diz. Apesar da maior capacidade, a médica ginecologista Patrícia de Rossi, professora de medicina da Uninove (Universidade Nove de Julho) e membro do conselho editorial da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), orienta que o coletor deve ser esvaziado no mesmo intervalo em que a mulher trocaria o absorvente. "Nos dias de fluxo mais intenso, isso pode ser de duas a quatro horas, reduzindo-se para seis a oito horas nos dias de menor fluxo", fala. Recomenda-se que o intervalo não seja superior a 12 horas. A mulher pode usá-lo durante a noite também.


Contraindicações e dificuldades

O método tem poucas contraindicações. O recipiente não é recomendado para mulheres virgens, já que existe o risco de rompimento do hímen. Além disso, não deve ser utilizado quando existir a presença de infecções.

A principal queixa costuma ser a dificuldade de inserir o coletor na vagina, além do receio que algumas sentem ao manipular a própria genitália nesse período. O copo é macio, flexível e deve ser dobrado para se encaixar na entrada vaginal, formando um vácuo que impede a passagem de ar e segura os vazamentos. Se corretamente posicionado, no terço médio da vagina, não vai incomodar, cair com a movimentação corporal ou vazar. A maioria dos dispositivos têm uma haste para facilitar a retirada, porém, às vezes, ela causa desconforto e pode ser cortada sem prejudicar a correta utilização do produto.

Como colocar?

Basta dobrar o coletor e inseri-lo na vagina, lembrando que não precisa empurrá-lo até o fundo, igual o absorvente interno. Ao colocar ele todo, o coletor vai abrir e fazer um barulhinho, o que significa que foi colocado corretamente.

Quanto tempo dura?

Higienizado de forma correta até dez anos.

Como devo higienizar o coletor menstrual?

Com água fria e sabão neutro. A cada ciclo, o ideal é limpar com água fervente.

Devo esvaziar o coletor com qual intervalo de tempo?

Isso depende do fluxo menstrual de cada mulher. Se for intenso, a cada 6 horas. Mas pode chegar até 12 horas direto, com fluxo normal.

Posso ter candidíase ou outras doenças por usar o coletor?

Os fungos gostam de calor e umidade, então se a mulher já tiver uma pré-disposição à doença, não fizer a higienização do coletor corretamente, for para a piscina e ficar horas com o biquíni úmido, pode correr o risco. Caso contrário, o uso do coletor não causa infecções.

O cheiro é forte?

Como o sangue não entra em contato com algodão ou oxigênio, o odor é bem menor comparado aos outros tipos de absorventes.

Atrapalha ao urinar?

Não.

Incomoda?

Nas primeiras vezes sim. Mas depois que a mulher consegue colocar do jeito correto é mais confortável do que os outros tipos de absorventes.

Posso praticar esportes?

Sim. Com o coletor a mulher pode malhar, nadar, correr. No caso de fluxo intenso, é aconselhável esporte com menor impacto.

Qual o tamanho e para que serve a haste do coletor?

O tamanho é entre 7cm e 9cm. A haste serve para retirá-lo da vagina. Ela deve ser cortada até a mulher achar o tamanho ideal, para não incomodar quando estiver dentro do corpo.

Posso dormir com ele?

Sim.

Melhor forma de higienização?

Durante o banho.

Interfere na lubrificação vaginal ou altera o PH da vagina?

Não. O coletor menstrual não absorve nada. Ele apenas coleta o sangue, diferente dos outros tipos de absorventes. E não altera o PH vaginal.

Posso emprestar para uma amiga?

Não. É de uso pessoal e intransferível, para evitar transmissão de doenças.