A tranquilidade de um amor, muitas vezes, cede lugar à comodidade e, consequentemente, ao marasmo. Muitos casais juntos há anos costumam reclamar da temperatura morna da relação, e se lembram com saudade dos momentos quentes que tiveram no início do romance. Relacionamentos são cíclicos e, portanto, resgatar as sensações apaixonadas do começo em meio à rotina raramente é uma tarefa bem-sucedida. Algumas atitudes, no entanto, podem dar fôlego novo a uma longa união. Confira algumas ideias.

AGENDE O ROMANCE: a grande dificuldade para muitos casais é inserir o romance de volta ao dia a dia, já que trabalho, filhos, cansaço, afazeres domésticos e organização das finanças parece tomar todo o tempo disponível. Em vez de esperar uma brecha na rotina, o melhor é marcar mesmo o momento de namorar, como se fosse um compromisso na agenda. Parece formal demais, mas, acredite, na prática, funciona. "Reserve uma noite da semana para os dois curtirem sozinhos, seja em um jantar, num cinema ou para ficarem namorando no quarto, não importa. Mas a regra é deixar de lado as conversas sobre assuntos da casa ou da família e dar atenção aos dois, buscando prazeres esquecidos", diz Triana Portal, psicóloga e terapeuta de casal,

DESLIGUE A TV: tudo bem, o leque de opções de diversão televisiva está cada vez mais diversificado e descansar no sofá curtindo as últimas novidades é algo tentador depois de um dia estressante. Porém, muitos pares não percebem que esse hábito vem atrapalhando o diálogo, a convivência, o prazer de um contar ao outro o que fez durante o dia. "Namorar é muito bom, mas muitos casais se descuidam disso. Será que a culpa é da vida acelerada ou de quem só sabe 'hibernar' diante da TV? Vale a pena refletir se vocês não estão preferindo o amor da ficção, em vez de vivê-lo", diz Sandra Mara de Castro, psicóloga da Clínica Dr. Família.

BEIJE NA BOCA: pode parecer uma dica óbvia, mas não são poucos os especialistas em comportamento que prestam atendimento psicológico a casais que relatam que, com o tempo, homens e mulheres deixam de se beijar na boca. "Um sinal evidente de afastamento é que os beijos vão se tornando mais raros. Quando muito, se resumem em um selinho ao chegar ou sair, de forma mecânica ou por obrigação", declara a psicóloga Sandra Mara de Castro. Retomar a paixão nos beijos é uma forma de resgatar a cumplicidade, o afeto e o romantismo no relacionamento.

SURPREENDA: com o passar dos anos, é normal que ambos se conheçam muito bem. Intimidade é algo reconfortante, mas a falta de novidade pode tirar um pouco da graça do relacionamento. A sugestão de Carlos Eduardo Carrion, psiquiatra e terapeuta sexual, de Porto Alegre (RS), é surpreender a pessoa com algo inesperado. "Pode ser um prato exótico, uma roupa diferente, um convite para um passeio nunca feito antes", exemplifica. Importante: esse artifício deve ser usado com moderação, para não causar o efeito rebote e o excesso de novidade também cair na mesmice.

PAQUEREM-SE: uma das grandes inimigas dos relacionamentos duradouros é a crença equivocada de que o outro já está conquistado. Pode até ser que sim, mas que mal há em voltar a paquerar e a agir como no época em que se conheceram, mesmo que uma forma assumidamente brincalhona? "Por que não enviar flores, mandar mensagens picantes inesperadas no meio do dia, trocar olhares ou carícias escondidas numa festa? O prazer do convívio reacende quando um se sente querido, desejado. Não tenha vergonha de tomar essas atitudes. O tempo faz com que os parceiros deixem de se elogiar, de cortejar e isso vai amornando a relação", fala Triana Portal, psicóloga e terapeuta de casal.

INOVE NO SEXO: não é porque o casal transa há muito tempo que o sexo é, necessariamente, monótono. Afinal, a intimidade ajuda no encaixe, na química, na segurança de um saber o que o outro quer, espera e gosta. No entanto, essa convivência estreita e cômoda acaba limitando as experiências e sensações. A proposta do psiquiatra e terapeuta sexual Carlos Eduardo Carrion é tentar inovar não só nas preliminares e posições como também em relação ao tempo, já que diversos pares se acostumam a fazer sexo sempre no mesmo período. "Se vocês costumam transar somente à noite, que tal mudar para a manhã, depois de alguma atividade ou uma rapidinha?", sugere. Para a psicóloga e terapeuta Triana Portal, conversar de tempos em tempos sobre sexo, mesmo que já estejam juntos há anos, também é importante para tentar arriscar fantasias que nunca tiveram coragem de satisfazer e descobrir o que pode excitar ou não cada um.

CRIE UM CLIMA: o sexo começa sempre no cérebro, sabia? Pensar nele faz o órgão produzir neurotransmissores como ocitocina, dopamina, vasopressina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Inventar uma noite especial, antecipá-la na imaginação e criar um clima (decoração diferenciada, roupa íntima caprichada, mensagens e telefonemas eróticos ao longo do dia) ajuda a deixar o outro em estado de alerta para logo mais. De acordo com o psiquiatra e terapeuta sexual Carlos Eduardo Carrion, dar atenção aos momentos que antecedem o sexo permite que o casal se prepare mental e fisiologicamente para o prazer e se sinta mais conectado, de um jeito novo.

TENHA VIDA PRÓPRIA: na opinião da psicóloga e terapeuta de casal Triana Portal, alguns casais se fundem em uma relação simbiótica e esse excesso de proximidade passa a minar o desejo. "Pequenas ausências são saudáveis até para dar saudade. A individualidade deve ser mantida, assim como os gostos antigos, os amigos etc. Uma vida além da conjugal deve coexistir", diz a especialista. É fundamental não perder de vista a própria personalidade, a individualidade, a autoconfiança e as características que levaram seu par a se apaixonar por você.

TENHA ATITUDE: é comum, com o passar do tempo, que vontades e fantasias não realizadas fiquem no plano da frustração e as pessoas simplesmente aceitem a situação como ela está. Para a sexóloga Carmen Janssen, membro da SBRASH (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana), ao invés de se conformar que o par não é mais afetuoso ou romântico, mostre, na prática, o que gostaria de receber. "É preciso ter atitude. O amor e o desejo dependem de esforço, pois as coisas não acontecem sozinhas", afirma Carmen. Dê você a sacudida que espera acontecer na relação.

PRATIQUEM ESPORTES RADICAIS JUNTOS: sim, você leu certo! O casal deve ir além da caminhada matinal a dois ou ocuparem esteiras próximas na academia. Busque opções como rapel, trilha, mergulho, mountain bike, exploração de cavernas... O ar livre, a adrenalina e a exposição ao risco aumentam a química sexual e a sensação de cumplicidade. "Fazer algo diferente a dois quebra o cotidiano repetitivo. O casal descobre junto outras características, como capacidade de resistência, vigor físico, senso de cooperação", explica a psicoterapeuta Carmen Cerqueira Cesar. E mais: o casal vai ter renovado o repertório de histórias para contar.

Viu? com dicas simples, você pode esquentar a chama desse amor. Topa?