Dizem que eles são autoritários, egoístas e agressivos. Elas tem fama de fiéis, afetivas, organizadas, intuitivas, submissas, passivas e inseguras. Essa descrição de homens e mulheres foi feita a partir do cruzamento de entrevistas realizadas pelo Ibope. A partir disso a editora abril analisou e chegou as seguintes conclusões sobre as verdades e mentiras sobre os homens.


HOMEM NÃO CHORA

Mentira. Chora mais sozinho do que em público, mas chora. Na tristeza, as mulheres, na sua maioria, querem falar, “entender o que está acontecendo”, discutir, chorar junto. Já os homens preferem se calar, se fecham e caem na vida procurando maneiras de se distrair da dor.



HOMEM RARAMENTE PÕE FIM NUMA RELAÇÃO

Verdade. Segundo o especialista em relacionamento amoroso Ailton Amélio, professor da Universidade de São Paulo (USP), quando um cara quer dar fim a uma história, ele tende a forçar algumas situações esperando que a mulher tome a iniciativa de terminar. Isso acontece porque, é verdade, o homem tem mais dificuldade com as palavras. “Somos educados para sermos instrumentais, de ação”, diz o psicólogo carioca Bernardo Jablonski. “As meninas, ao contrário, desde pequenas, são estimuladas a se expressar. Mas isso está mudando aos poucos.”


HOMEM, QUANDO VAI TRANSAR PELA PRIMEIRA VEZ E ESTÁ MUITO APAIXONADO, TEM MEDO DE FALHAR

Verdade. Já parou para pensar que ter e sustentar uma ereção é uma responsabilidade e tanto? As meninas podem até fingir. Já os meninos não possuem esse recurso. Segundo o psiquiatra Luiz Cushnir, quando um homem vai sair com uma mulher por quem está muito interessado ele confia primordialmente em seu desempenho sexual para conquistá-la. E a vontade de agradar é um convite à falha. “Nem passa pela cabeça que ele poderia se afirmar de outras formas”, diz.


HOMEM NÃO GOSTA DE MULHER MUITO INDEPENDENTE

Em termos. É claro que o homem admira sua parceira e quer vê-la crescer. Mas também é verdade que ele gosta de se sentir o rei do pedaço. No tempo das nossas avós as mulheres nem podiam trabalhar fora. Elas conquistaram o direito à vida profissional, mas a maior parte dos caras ainda se incomoda em ficar com uma mulher que ganhe mais do que ele. Faz sentido, se você pensar que durante muitos anos o papel masculino foi o de provedor – eles aprenderam a manifestar o seu afeto com dinheiro. “



Lógico que cada caso é um caso. Existe homem que chora, sem medo algum, ou que goste de ser dependente da parceira, e este está mais comum do que imaginava. Cada mulher procura o que mais lhe agrada, as opções sempre são infinitas. Lembrando que para um bom relacionamento, tem que ter sintonia, admiração e muito respeito.