A estreia de "Ninfomaníaca" nesta sexta-feira (10) pôs fim à expectativa criada e mantida pelo diretor dinamarquês Lars von Trier. Desde maio de 2013, a cuidadosa divulgação de vídeos, fotos, pôsteres e informações (cinco horas de duração! sexo de verdade! dublês para as cenas mais quentes!) transformou o novo longa de um diretor autoral em um dos filmes mais aguardados do ano.

"Ninfomaníaca" segue o que seus realizadores chamaram de "estrutura literária", com a história dividida em dois volumes e oito capítulos. Os cinco primeiros estão na parte 1, a que estreiou nesta sexta-feira passada (a continuação está prevista para março). A versão que estreiou no Brasil e em todo o mundo é censurada, feita com o consentimento de Von Trier e aprovada por ele, ainda que sem seu envolvimento direto. De acordo com os produtores, os cortes buscaram retirar closes de genitais e encurtar o filme para viabilizá-lo comercialmente.

O que vou encontrar ao assistir Ninfomaníaca?
Cenas de sexo (vaginal, anal e oral) e nudez frontal permeiam toda a história, mas impressionam mais pela quantidade do que pelo conteúdo. Não há nada em "Ninfomaníaca" que já não se tenha visto no cinema comercial ou de arte, nem qualquer cena que tenha impacto semelhante à da sodomização de "Último Tango em Paris" ou à automutilação genital de "Anticristo", para citar um trabalho do próprio Von Trier. Ninfomaníaca mostra como Joe assume o sexo como instrumento utilitário, sob uma índole corrompida e má, que lhe faz diagnosticar a condição insaciável. No trem, no banheiro, na cama de casados: é o vale-tudo adotado por Joe que, num absurdo olhar machista, teria a “virgindade mal tirada”. Jerôme (Shia LaBeouf) é o amante que dá ao sexo sentido “de vitória” (e poder) na vida de Joe.

Sinopse:
Bastante machucada e largada em um beco, Joe (Charlotte Gainsbourg) é encontrada por um homem mais velho, Seligman (Stellan Skarsgard), que lhe oferece ajuda. Ele a leva para sua casa, onde possa descansar e se recuperar. Ao despertar, Joe começa a contar detalhes de sua vida para Seligman. Assumindo ser uma ninfomaníaca e que não é, de forma alguma, uma pessoa boa, ela narra algumas das aventuras sexuais que vivenciou para justificar o porquê de sua auto avaliação.

Ficha Técnica:
Titulo Original: Nymphomaniac
Direção: Lars von Trier
Elenco Principal: Charlotte Gainsbourg, Shia LaBeouf, Uma Thurman, Willem Dafoe, Jamie Bell Roteiro de: Lars Von Trier
Duração: 118 min.
Ano: 2013
País: Dinamarca/Alemanha/França/ Bélgica/ Reino Unido
Gênero: Drama, Erótico
Produção: Zentropa Entertainments
Distribuidora no Brasil: Califórnia Filmes
Classificação: 18 anos
Mais informações: facebook.com/ninfomaniaca


Assista ao Trailer:




Confira algumas imagens do filme:








Agora se você quer mais detalhes sobre o filme, que tal conferir uma postagem do Thiago Marzano e suas impressões sobre o longa? Ele foi convidado a assisti-lo na segunda-feira passada e trás detalhes que vão motivá-lo a correr para o cinema. Clique aqui e confira.

Agora se você já se antecipou e assistiu a este instigante drama, conte-nos se gostou e se superou suas expectativas. Vale a pena?

Com carinho,
Clube Erótika.